foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

sábado, 22 de junho de 2013

UM DEPOIMENTO ADOLESCENTE!


O TEXTO QUE SEGUE foi escrito por Fernanda Mattos.Esta menina está no 2º grau. É minha sobrinha. Com muito orgulho, compartilho suas lúcidas e sinceras reflexões. Ela tem a coragem e a humildade de assumir o que a arrogância de muitos jovens (e adultos!) tem impedido: que as manifestações têm mais desinformação do que deveriam. E que devem ganhar o campo da luta institucional, para o que é necessário conhecer os caminhos!!!! Mas o bacana é que ela se propõe ao que é necessário. Fernanda acordou! Não quer ser manipulada. E você?


E O PENSAMENTO QUE ME RENDEU A MANIFESTAÇÃO DE HOJE...

por Fernanda Mattos

Hoje foi a primeira vez que tive a oportunidade de acompanhar inteiramente uma manifestação. Infelizmente de longe tudo é muito mais bonito. Quando você vê aqueles milhares de pontos nas fotos você imagina em cada um deles um brasileiro, indo à rua lutar por seus direitos, com a consciência renovada, ou mesmo em construção. Porém o que encont...rei hoje foram pessoas guiadas às ruas sem muitas vezes conhecer de verdade o motivo. Tiveram momentos em que me senti em meio a uma manifestação de maritacas, onde qualquer besteira dita era repetida pela boca dos demais como um hino e rapidamente estava ressoando em toda a massa.
 
Queria deixar claro, que eu mesma, não me excluo do grupo de maritacas, em diversos momentos eu senti como se devesse saber muito mais do que eu sabia, me senti perdida, incapaz de formar uma opinião sobre o que era dito por falta de informação. Em determinado momento, durante o protesto, um rapaz falou comigo sobre a PEC 33, e como ele ainda a considerava pior do que a 37 (motivo pelo qual foi organizado o manifesto na minha cidade hoje), e quer saber? Eu fiquei perdida, eu já tinha ouvido falar sobre essa emenda, mas não lembrava. Eu me senti envergonhada em estar tão alienada quanto a um assunto tão importante para o meu país.
 
Não sei quando foi que nós viramos as costas pro nosso país e deixamos essa bagunça se instalar, o que sei é que agora o gigante acordou, e é hora de mudar. Mas para isso não adianta sairmos às ruas com as caras pintadas, gritando hinos atrás de cartazes se não sabemos ao menos seus significados. Para que possamos exercer nossa cidadania e reivindicar nossos direitos precisamos antes saber o que isso significa e COMO lutar pelo que queremos.
 
Que a educação do brasil está uma merda, assim como a saúde e o transporte público, não é novidade pra ninguém. Mas saber disso não basta, precisamos entender porque isso acontece em um país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e consequentemente um dos maiores montantes para investimento nessas áreas.
 
Então, eu pergunto, por quê? Mas essa resposta é fácil para todos, a culpa é da corrupção. Então lá vai mais um pergunta: Se a revolta é contra a situação do país, e sabemos que essa situação é gerada pela corrupção, por que esse problema ainda não está resolvido?
 
E é aqui que vai minha teoria, conhecemos o problema, conhecemos a sua causa, mas não sabemos como lutar efetivamente contra ele. Como podemos lutar contra a organização de um estado se não a conhecemos a fundo? Além de sairmos para os protestos, devemos sair conscientes, devemos saber como funciona na prática a gestão do nosso país. Onde estão os erros? Em quais órgãos? Na câmara? No Senado? Em todo lugar? Como fazemos para arrumá-los? Quais são as ferramentas de que dispomos?
 
Mentes mal informadas, são facilmente manipuladas. E é isso que vai acontecer enquanto nós mesmos não soubermos as respostas para cada uma dessas perguntas, seremos manipulados, jogados de um lado para o outro por partidos que tentam beneficiar a si mesmos. E não os culpemos por isso, afinal, é disso que se trata política, a busca pela defesa de interesses, cada um lutando pelo que favorece a sua causa.
 
Agora é hora do povo brasileiro lutar pela sua causa, então vamos fazer isso dentro e fora das ruas, vamos nos informar mais, estudar mais, saber mais! Só assim poderemos lutar melhor, reivindicar melhor e melhorar o Brasil!
 
Orgulho de ser Brasileira, orgulho da galera de Três Rios, o primeiro passo foi dado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário