foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BATAILARD! MUITO BOM, ESCOLA!!!!


RECEBI HOJE ESTE EXCELENTE RELATÓRIO SOBRE O QUE O PESSOAL DA BATAILLARD FEZ POR LÁ, DEPOIS DA PASSAGEM DO PROJETO. EXEMPLAR! Parabéns, Profª Regina! Parabéns, Profª Sandra! Parabéns, Bataillard!!!!!

Vejam só que bom exemplo!

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Relatório das atividades realizadas no projeto “ESCOLA DA PAZ”.
Público alvo – Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Bataillard
Período – Agosto – Novembro de 2012
Professora responsável Regina de Jesus
Disciplina – Ensino Religioso

1.    Leitura da parábola do “Bom Samaritano” (aquele que viu, sentiu e agiu vendo a dor do outro). Debate e registro por escrito das conclusões.

2.    Pesquisa – Os alunos pesquisaram em jornais, revistas e com suas famílias sobre notícias de pessoas que sentiram a dor do outro e agiram, buscando uma solução para ajudar a pessoa que precisava.

3.    Entrevista: Alunos, professores e funcionários responderam a seguinte pergunta: “O que você pode fazer para colaborar com a paz na escola?”. As respostas foram organizadas pelos alunos do 7º ano, digitadas e apresentadas para as outras turmas, com o propósito de que todos cumprissem o que propuseram.

4.    Construção de portas: Os alunos montaram portas de papel e organizaram um mural com o título: “Escolha a porta que você deseja passar e diga o por que.” Porta estreita – Porta da Paz. Porta larga – Porta da Violência. Todos os alunos participaram desta atividade e realizaram registros por escrito.

5.    Cartazes com o tema: “Caminhos da Paz e Caminhos da Violência”. Destacou-se as atitudes necessárias para uma pessoa percorrer o Caminho da Paz.

6.    Transformação de notícias: Pesquisa realizada em jornais e seleção de notícias sobre violência na cidade, no Brasil e no mundo. Depois, cada grupo de alunos transformou a notícia selecionada em uma notícia de Paz.

7.    Caixa de sugestões: Todos os alunos participaram dando sugestões sobre “Como promover a Paz?”. As sugestões foram organizadas e colocadas em exposição no mural.

8.    Oração da Paz: A professora leu a oração para as turmas e a dividiu em partes. Cada parte foi entregue a um grupo de alunos para que refletissem e buscassem a idéia principal. Após amplo debate e apresentação do resultado do trabalho em grupo, foi proposto que cada aluno deveria escolher a parte da oração que mais lhe tocava ou que estaria disposto a se esforçar para colocar em prática.

9.    Solução de problemas: A professora apresentou vários problemas relacionados à violência que acontecem nas escolas e propôs aos alunos que buscassem soluções. Todas as soluções foram registradas pelos alunos.

10. Dinâmicas: A professora utilizou três dinâmicas durante suas aulas:
a)    Dinâmica “Amará teu próximo como a ti mesmo”;
b)    Dinâmica do coração;
c)    Dinâmica do garotinho chamado amor.

11. Encerramento: Ao final de novembro as turmas realizaram o encerramento deste projeto com um balanço do que foi aprendido e do que foi realizado; apresentaram a música “A Paz (Heal the world)”, de Michael Jackson, em uma versão do Roupa Nova e fizeram bandeirinhas brancas com mensagens positivas.

Petrópolis, 14 de dezembro de 2012.

Profª Sandra Reis
Diretora-Geral

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