foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SUGESTÃO DE ORIENTAÇÃO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES

++++++++++I M P O R T A N T E +++++++++++++
- - - SUGESTÃO DE ORIENTAÇÃO A PAIS, PROFESSORES, PASTORES - - - -------------(a pedidos, a apresento)-----------


AS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL, HISTÓRICAS, ESTÃO, ENTRETANTO, SE ABRINDO EM LEQUE PERIGOSO. O que era reivindicação específica (redução das passagens), abriu-se a um civismo amplo, mas está começando a ser tomado por todo tipo de oportunismo. E nessas horas, é difícil separar o joio do trigo.

POR ISSO, RECOMENDO CUIDADO, CAUTELA E RESPONSABILIDADE A TODOS OS ADOLESCENTES E PAIS DE ADOLESCENTES QUE PRETENDEM PARTICIPAR DA MANIFESTAÇÃO DE AMANHÃ. Temos visto que o que é pacífico e belo, muito rapidamente pode ser irresponsável ou violento. Uma das razões disso acontecer é o fato de haver muita insatisfação justa e correta, e graves problemas na direção do movimento. Os problemas na direção do movimento se mostram assim: ou completa falta de direção, ou excesso de direção, iu seja,m muita gente dirigindo, o que significa ninguém.

A BANDEIRA DE LUTA PELA REDUÇÃO DAS PASSAGENS DOS ÔNIBUS JÁ VOI VITORIOSA EM GRANDE PARTE DAS CIDADES. O MOVIMENTO COMEÇOU POR ISSO. O CORRETO ERA QUE TERMINASSE COM ESSA VITÓRIA. As outras reivindicações deveriam ser pautadas em encontros de lideranças para que se retomasse o movimento de forma consistente e consequente, por causas nítidas e corretas.

TENHO VISTO MUITAS LIDERANÇAS (PAIS, PADRES, PASTORES, PROFESSORES) NO EQUÍVOCO DA INGENUIDADE, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO ADOLESCENTE - - - SEM REFLEXÃO!!!! Isso pode fazer de muitos jovens massa de manobra. Muitos podem se machucar, na frustração ou na manipulação de que podem ser vítimas.

Por isso, - ---------------- - - SUGIRO, como ORIENTAÇÃO - --------------- - - .

1 - NÃO INIBA seu filho de participar. É saudável que ele tenha esse "batismo" num dos atos básicos de cidadania, que é a manifestação popular. A história esta acontecendo e é bom que ele participe.

2 - MAS ESCLAREÇA a ele que esse é apenas UM dos atos da cidadania, não o único. Não se faz o país o tempo todo com a multidão nas ruas. Há que fazer os partidos, os sindicatos, as organizações, os grêmios, as associações que dêem cara e responsabilidade ao movimento.

3 - É BOM TAMBEM QUE VOCÊ SAIBA, sendo, por exemplo, evangélico ou católico, que existirá ao lado do seu filho alguém que poderá gritar a favor do aborto, pela derrubada do governo, pela liberação do casamento gay, pela liberação das drogas e mais múltiplas coisas. Assuntos sobre os quais você deve orientar e conversar com o seu filho.

4 - SUGIRO AINDA QUE SEU FILHO VÁ ORGANIZADAMENTE à manifestação, em grupo. Se puder, vá com ele. Ou estimule a que ele combine uma ida conjunta, que vá ordenadamente, com cartazes e bandeiras adequadas. Ir junto com um grupo (em que, de preferência, haja algum adulto) permite que seu filho troque ideias, se proteja e ajude a proteger.

5 - SUGIRO AINDA QUE HAJA UM TETO LIMITE DE HORÁRIO para permanecer na manifestação. Temos visto que o vandalismo tem crescido muito ao fim das manifestações. Isso tem a ver com a falta do clímax do evento (um comício, com discursos, essas coisas), que dá a impressão após a caminhada de que ainda há algo a fazer. Daí as pessoas ficam andando meio sem rumo, e isso dá margem a muitos abusos que acabam ocorrendo.

6 - SUGIRO AINDA QUE, NO RETORNO, haja uma conversa familiar e entre os amigos da escola, do clube ou da igreja, conforme o caso, sobre a experiência e sobre os temas da manifestação. É hora de o Brasil inteiro discutir as mudanças necessárias e os caminhos para isso, inclusive alertando-se para caminhos perigosos.

Permitam-me, por fim, sugerir ainda, caso lhe interesse, a leitura da sequência de textos que venho postando no meu blog sobre o tema das manifestações. (especialmente o mais recente: "Sonhos em Jogo")

Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário