foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

sábado, 29 de junho de 2013

BONS EXEMPLOS

Boas notícias devem ser compartilhadas.
 
Postando as bonitas imagens da E.M. Sta Terezinha, lembrei que era importante registrar outras coisas bacanas.
 
Não vou dar os nomes, porque essas iniciativas me chegaram por mensagens. Mas acho que seria bom que quem viveu essas experiências ou tem outras pra contar se identificasse, dizendo como foi.
 
Um menino muito bacana, que é Agente da Cidadania, me escreveu pra contar como, na sua escola, ele ficou feliz e emocionado com a reunião que conseguiu realizar pra começar a organização da Associação de Alunos. E ele disse, com a maior pureza d'alma e no melhor dos sentidos: "Eu me senti como um deputado, um senador, sei lá!...". Ele se sentiu importante! E é isso mesmo! E olha que ele, que não é bobo, sabe separar o "deputado" que ele se sentiu (um cata que está fazendo acontecer, realizando o bem), dos deputados corruptos e que nos envergonham. Este nos orgulha! Parabéns, rapaz! Siga em frente!
 
Outra menina, também Agente da Cidadania, me contou da sua iniciativa de organizar os alunos para uma campanha no bairro. Os moradores não respeitam muito as latas de lixo, e há muito lixo onde não devia. Por conta disso, ela vai organizar uma mobilização com os colegas, para conscientização dos moradores,  e para reivindicar uma coleta melhor da Prefeitura. É isso, garota valente!!!! Cidadania na Escola da Paz, primeiro; e depois, a Escola da Paz sendo um farol de luz boa pra ajudar a comunidade!!! Parabéns, princesa! Não desista!
 
E sei de outra menina, também Agente da Cidadania, que resolveu se tornar conciliadora em brigas de alunos, e criou um método de acompanhamento das coisas da escola, de forma que até depredações eles registram. Da atitude dessa menina e de seus companheiros, conseguiram que uma mãe de aluno que danificou coisas na escola fosse até lá pra se desculpar e prometer o conserto do que foi estragado! Muito bom! Continue assim!
 
Sei que deve haver outros bons exemplos. Me contem. Se possível, me autorizem a divulgar quem e onde fez.
 
Este momento é decisivo. Uma parte dessa juventude está querendo acordar, e as manifestações dizem isso. Mas só ir pra rua gritar coisas legais não resolve. É preciso agir e mudar a nossa própria realidade, onde a gente estuda, na família em que vivemos, no bairro onde moramos. Vocês podem! Façam, então!
 
Espero que TODOS os Agentes da Cidadania tenham coisas pra contar. 
 
Debata, organize, realize, analise, compartilhe!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário