foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

REUNIÃO DE HOJE- Vem aí o 1º DIA DO RESPEITO AO MESTRE!!! E A 1ª CAMINHADA DAS ESCOLAS DA PAZ!!!


DECISÕES IMPORTANTÍSSIMAS!!

ESTIVERAM NA REUNIÃO 36 pessoas. Representavam 16 escolas, mais a Vara da Infância (Denílson), a Guarda Municipal (GCMs Claudia e Guilherme), a CPTrans (Márcia e Jerônimo) e a SME (Marta).
 
ESCOLAS PRESENTES - Loteamento Samambaia, Beatriz Zaleski, Senador Mário Martins, Santa Terezinha, Sérgio Ribeiro da Rocha, Luiz Carlos Soares, Theodoro Machado, Paula Buarque, Manoel Cintra, Fábrica do Saber, Gunnar Vingren, Amelia Antunes, Johan Noel, Augusto Pugnaloni, CIEP Gabriela Mistral, Guerra Peixe.
 
ESCOLAS AUSENTES:
 
1 - QUE JUSTIFICARAM motivos de força maior: Jorge Amado, João Kopke, Odette Fonseca; 
 
2 - SEM JUSTIFICATIVA, MAS QUE VÊM PARTICIPANDO, ainda que esporadicamente DAS ATIVIDADES - Bataillard, Germano Valente-COMAC, Hercília Moret, Jamil Sabrá, Jandira Bordignon, Mons. João de Deus, D. Pedro de Alcântara, Marcelo Alencar – (Observação quanto à COMAC – alguma confusão a escola fez com que seus representantes chegassem às 09 horas da manhã para a reunião que seria às 13. De todo modo, não retornaram mais tarde) 
 
3 - SEM JUSTIFICATIVA, mas pediu reingresso no Projeto - Stefan Zweig; 
 
4 - AUSENTES PORQUE RECÉM INGRESSADAS no Projeto – Ana Mohammad, Soroptimista, Josemar Contage; 
 
5 - AUSENTES SEM JUSTIFICATIVA E SEM PARTICIPAÇÃO - Abelardo Delamare,, Liceu Carlos Chagas, Clemente Fernandes, Geraldo Ventura, Padre Corrêa, Rosemira Cavalcanti, Rubens Bomtempo, São Geraldo, Vereador José Fernandes da Silva; 
 
OBSERVAÇÃO QUANTO ÀS ESCOLAS AUSENTES – Pedimos a todas que mantenham contato por e-mail, para que possam acertar sua participação e continuidade no Projeto, caso assim desejem. 
 
PEDIMOS, ENTRETANTO, ATENÇÃO ESPECIAL DAS ESCOLAS DO ÍTEM 05. Embora lamentemos, caso isso venha a ocorrer, seremos obrigados a excluí-las definitivamente do rol de participantes do Projeto Escola da Paz, com perda do direito ao repasse, à gincana, aos materiais, treinamentos e às demais ofertas do Projeto. Obviamente deverá a Vara da Infância efetuar o comunicado necessário à Secretaria de Educação, noticiando o fato. Embora a participação seja voluntária, depois do ingresso, após os serviços prestados pela Vara da Infância, que são custosos, a Escola tem uma contrapartida que deve ser executada, o que não vem ocorrendo, da parte das escolas do ítem 5.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ASSUNTOS E DECISÕES
-------------------------------

 I DIA DO RESPEITO AO MESTRE  

 1 - LEVANTAMENTO – Foi efetuado levantamento sobre a proposta de que, no dia 11/10/2013, os alunos efetuem, como gesto de gratidão e reconhecimento, o ato de levantarem-se respeitosamente, a cada entrada de professor em sala para aula. Viu-se que, das 16 escolas presentes, 13 já estão organizando, por seus Agentes da Cidadania e/ou Representantes de Turma, a atividade. O CIEP Gabriela Mistral não participará deste dia, porque as palestras do Projeto ainda não se encerraram na escola. As duas outras escolas ficaram de agilizar os procedimentos para que a proposta seja bem sucedida.
 
 2 - VARIAÇÕES – Viu-se que há acréscimos e variações na proposta original. Alunos de algumas escolas combinaram repetir o ato de respeito ao mestre, durante 03 dias; Outros farão cartazes de recepção, murais de homenagem, música, bolo e outras formas de celebração dessa reverência tão necessária à implementação de verdadeiras Escolas da Paz.
 
 3 – DATA DE REALIZAÇÃO – Viu-se ainda que muitas escolas terão atividades especiais no dia 11 (data programada para o I Dia do Respeito ao Mestre), por conta do Dia da Criança, reuniões de pais, etc. Assim, ficou facultado que as que não puderem realizar a atividade no dia 11, que o façam no dia 16, logo após o feriado do Dia do Professor.
 
 4 – DOCUMENTAÇÃO – Sempre que a escola realizar alguma atividade do Projeto Escola da Paz (como é o caso do I Dia do Respeito ao Mestre) é importante que efetue o registro, por filme ou fotografia, disponibilizando-o para divulgação no blog e no facebook, como forma de documentar a atividade e incentivar as outras escolas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

I CAMINHADA DAS ESCOLAS DA PAZ
 
 
1 – QUANDO SERÁ - DATA E HORA – 04/11/2013 (segunda-feira) – Concentração de organização e saída às 09:00 horas; Saída às 10:00 horas; e Concentração de Encerramento às 11:00 horas;
 
2 – TRAJETO - Concentração na Praça do Bosque (CENIP) > Rua Nilo Peçanha > Av Imperatriz > Av Tiradentes > Av Koeller > Contorno da Praça da Liberdade > Retorno Av Koeller > Concentração de Encerramento na Praça da Águia;
 
 3 - CAMISAS – Cada escola ficou de fazer camisetas com a logomarca do Projeto, na quantidade que puder, para uso de grupos de alunos de cada escola. Os demais usarão uniforme ou camisa da olimpíada interna. - Para encomendar as camisetas, entrar em contato URGENTE com Mari, da Beatriz Zaleski, que fornecerá o telefone de “Cláudio da Camiseta”;
 
 4 - SÍMBOLOS DE PAZ – Os alunos – especialmente os que não forem usar as camisetas do Projeto - deverão portar “símbolos da paz” na cor branca: Faixas de braço, bandanas, fitas, pulseiras, bandeiras brancas;
 
 5 - ‘PALAVRAS DE ORDEM’ – Cada escola, por seus Agentes da Cidadania Escolar, criará frases/bordões alusivos às propostas do Projeto, para que sejam gritados/recitados na Caminhada. A titulo de exemplo, as frases utilizadas pelos Conselheiros Juvenis de Teresópolis (equivalentes aos nossos Agentes da Cidadania) quando da marcha que realizaram contra o bullying e em luto pelos mortos da tragédia de Realengo. São elas: “Bullying não dá mais, nós queremos paz” – “Tenha consciência: paz na adolescência” – e ainda, “Escolas da Paz! (gritado) + (05 toques de palmas)” - etc. A Comissão da Caminhada deverá receber as propostas de “palavras de ordem” até o próximo dia 21/10/2013, para que sejam escolhidas as que utilizaremos;
 
 6 - FAIXAS – Deve ser evitada a “bagunça” e cartazes individuais que marcou as manifestações realizadas recentemente no país, pois dispersam os propósitos da caminhada. Cada escola deverá levar ao menos a faixa com o nome da escola, mais uma, com frase de sua escolha, que reflita as propostas do Projeto. Por exemplo: “Respeito é bom e a escola gosta” – “Escola em paz, nação melhor”. É prudente que as frases sejam mandadas a Comissão, para evitar sobreposição de frases ou falta de algo importante que deve ser dito numa faixa.
 
 7 – FALAS DURANTE A MANIFESTAÇÃO - Falarão a Vara da Infância, a Secretaria de Educação, a Coordenação do Projeto, e as Escolas – Professores e alunos. As escolas serão escolhidas por sorteio. Haverá falas na concentração, para organização e mobilização da saída. Durante o trajeto apenas falas de condução, como as palavras de ordem e brevíssima informação aos transeuntes sobre os objetivos da Caminhada. Ao final, falas de encerramento.
 
 8 – FOTO/FILMAGEM – É unânime o sentimento de que o evento deve ser registrado, porque será histórico. Serão convidadas as TV's e os jornais da cidade. Mas foi escolhida como fotógrafa oficial a Profa. Simone (Paula Buarque e Beatriz Zaleski). A Vara da Infância providenciará os contatos com a imprensa.
 
 9 - TRÂNSITO E APOIO LOGÍSTICO – A CPTrans e a Guarda Municipal, após conhecerem a proposta de trajeto, e o aprovarem, apresentaram orientações para que a Caminhada seja bem sucedida, bem como nos informaram sobre os mecanismos de controle de tráfego.
 
 10 – SEGURANÇA – Ficou acertado que cada escola deverá ter equipe própria de organização, inclusive para cuidar da segurança do evento, não no sentido repressivo, mas na prevenção de ocorrências indesejadas, como infiltrações ou provocações. Essa equipe se reportará à Comissão de Organização.
 
 11 – APOIOS NECESSÁRIOS (ÁGUA, BANHEIROS E ESTACIONAMENTO) – Fornecimento de água, banheiros e estacionamento para ônibus. A Representante da Secretaria de Educação ficou de efetuar os contatos para obtenção de copos de água; a Vara da Infância solicitará banheiros químicos (à Fundação de Cultura) pedindo sejam instalados nas imediações da Praça do CENIP; e a CPTrans – se necessário - demarcará área para estacionamento de eventuais ônibus que sejam utilizados pelas escolas.
 
 12 – DEFINIÇÃO DE CONTINGENTE – Para viabilizar os detalhes de organização, inclusive os “apoios necessários” do item anterior, cada escola deverá enviar e-mail para
denilsoncdearaujo@gmail.com, informando quantos alunos participarão, e se virão em ônibus que careçam de área própria para estacionamento. PRAZO – até o dia 20/10/2013
 
13 – DESEMBARQUE/EMBARQUE DE EVENTUAIS ÔNIBUS – As escolas que porventura forem usar ônibus locados ou cedidos, deverão desembarcar/embarcar os alunos na Av Tiradentes, caminhando, os estudantes, até o local da concentração de abertura e, depois, reunindo-se na mesma Avenida, a partir do local da concentração de encerramento.
 
 14 – APOIO DA POLÍCIA MILITAR – As interdições e controle de tráfego são feitos pela CPTrans. A Guarda acompanha a Caminhada, dando o apoio que se fizer ncessário. E a Polícia Militar receberá ofício da Vara da Infância para que se faça presente nas imediações do evento, para completa garantia da sua segurança.
 
 15 – SOM – A Secretaria de Educação efetuará os procedimentos para obtenção do carro de som necessário ao evento.
 
 16 – COMISSÃO – Para evitar que tenham que todos se reunir novamente, o que sempre é penoso para as escolas, foi escolhida uma Comissão de Coordenação, que contará com Denilson (Vara da Infância), Rosângela Flora (EM Paula Buarque), Mari (Beatriz Zaleski), Valéria (Fábrica do Saber) e Fernanda (Johan Noel). Todas as decisões necessárias serão tomadas por esta Comissão, levando-se a todo o grupo somente o que implicar em compromissos maiores para todos.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário