foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A TODOS - Sobre o nosso I DIA DO RESPEITO AO MESTRE

HOJE, nosso I DIA DO RESPEITO AO MESTRE - FOI UM DIA ESPECIAL PARA MIM. NÃO SEI SE FOI PARA VOCÊ. MAS QUERIA FALAR FRANCAMENTE COM VOCÊ.

- VOCÊ - QUE PARTICIPOU DO 1º DIA DO RESPEITO AO MESTRE - Vc mandou bem! Fique feliz! Não importa se outros não levantaram, não homenagearam, não se esforçaram, não estiveram nem aí! O importante é que você teve atitude. Gente com atitude é que vai mudar o mundo. Eu já fiz muita coisa que tive que garantir sozinho. Eu faço o Projeto Escola da Paz sozinho. Mas sei que há muitos, que por conta do meu trabalho refletem sobre suas vidas e buscam melhorar. Você hoje, que fez o seu tributo ao Mestre, você ajudou a melhorar o mundo. Mesmo que os "zé-manés" de plantão tenham te zoado, ou te deixado na mão.Não fique chateado. Eu estou feliz por você. Conte aqui no grupo a tua experiência.

- VOCÊ - QUE SE ENVERGONHOU E NÃO FEZ NADA - Olha só... O mundo é de quem tem coragem. Timidez é bom só até um certo ponto. A gente tem que enfrentar nossos medos, nossos receios e ir à luta. Não ter medo de zoação é uma necessidade de quem quer fazer a diferença no mundo. Guarde essa experiência de hoje (de não ter feito o que sabia que devia fazer) como um aprendizado. Na próxima, você vai
estar pronto.

- VOCÊ - QUE É AGENTE DA CIDADANIA ESCOLAR E NÃO FEZ NADA! - Ah, você me decepcionou... Você decepcionou os professores. Você decepcionou o Projeto. Você decepcionou a escola. Você decepcionou, e isso é o mais importante, porque você ainda não tem consciência disso, mas você decepcionou a você mesmo! Pense bem se quer continuar como Agente da Cidadania Escolar. A tua função é muito importante, pra gente ter uma data como a de hoje, com a proposta que foi apresentada, e você não ter colaborado em nada. Mas pense tambem que você pode dar a volta por cima. Recomeçar. Fazer o que deve ser feito. Usar o treinamento que recebeu. Aliás, não esqueça, eu só treino dois de cada escola. É um privilégio. Se você treinou e não usa o que aprendeu, você bem podia ter deixado outro vir, não acha? Repense a sua vida. Liderança - que você pelo menos, como Agente, devia ser - tem que liderar.

- VOCÊ - QUE É PROFESSOR, E FOI HOMENAGEADO - Fique muito feliz! Seja bacana com os alunos que fizeram essa coisa bonita. Eles reconhecem o teu valor. Eles querem um futuro melhor. Aos pouquinhos, o Projeto ajuda nisso, mas faça a tua parte. Não faça como alguns professores que ficam assistindo ao Projeto passar, de camarote, sem se engajarem para que mudanças verdadeiras ocorram na escola. Seja um militante do Escola da Paz. Garanto que a tua missão será mais suave a gratificante. Conto com você.

- VOCÊ - QUE É PROFESSOR E -NÃO- FOI HOMENAGEADO - Não fique chateado... Os alunos, além de não estarem acostumados, podem não ter entendido a proposta, podem ter tido vergonha, podem não ter sido liderados pelos Agentes, alguma direção de escola pode ter cerceado os esforços dos alunos (o que aconteceu em ALGUMAS escolas, infelizmente). Contribua com as reflexões do Projeto. Torne-se um militante dele. Converse com os colegas. Use os textos que, do blog, podem ajudar na conscientização dos teus alunos. E SINTA-SE HOMENAGEADO por aqueles que homenagearam um colega seu. Você é Mestre. Tem a profissão mais bonita do mundo! Essa é a certeza que o Projeto Escola da Paz tem buscado espalhar.

VOCÊ - QUE É DIRETOR E QUE NÃO SÓ NÃO AJUDOU, COMO DESESTIMULOU OS ALUNOS QUE TENTARAM FAZER ALGO - Acho que só vou dizer que lamento. Você tem muitas chaves na mão. Você pediu o Projeto!!!! E fui até aí... É penoso fazer o que faço. Você devia ter aproveitado melhor, ter sido mais esperançoso, ter dado mais atenção aos Agentes da Cidadania Escolar. Mas ainda há tempo de mudar. Mude. A situação é muito ruim nas escolas para que você, no cargo que ocupa, pense que vai resolver sozinho as coisas. O Projeto procura dar a você mais braços, mais pernas, mais ouvidos, e, acima de tudo, mais coração. O coração dos alunos, dos pais, do Projeto. Para que estejamos com você, é importante que você esteja conosco.

VOCÊ - QUE É DIRETOR E TORCEU, ACOLHEU, INCENTIVOU - Parabéns!!! Você entendeu o espírito da coisa. Você vai colher frutos. Eu te agradeço pessoalmente por não desperdiçar o meu esforço, nem o dos alunos que quiseram atuar. Eu tenho noites mais curtas por causa do Projeto, durmo menos, sou muito incompreendido, fico pensando em modos de ajudar a cada situação triste que vejo nas escolas, e são tentas... penso, escrevo e falo. Fico exausto após cada palestra - que é tão exigente emocionalmente. Mas tudo isso vale a pena por sua causa. Você me merece. Eu sei que não é muito. Mas é o que posso te oferecer. O melhor dos meus esforços e a minha mais profunda gratidão. Gratidão da qual sou apenas porta voz, porque a gratidão quem proclama é o futuro!.

Fiquem com Deus. As escolas que ainda vão fazer a atividade, que aproveitem a experiência e as falas de hoje, e façam ainda melhor! Depois contem aqui. Repartir faz parte da melhoria do Projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário