foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

'CARACA, MUITO SHOW !!!' - II ENCONTRO DOS AGENTES DA CIDADANIA ESCOLAR


CARACA, MUITO SHOW!” foi a frase de muitos adolescentes que participaram do II Encontro de Agentes da Cidadania Escolar do Projeto Escola da Paz. E foi realmente bom demais. Presença, pontualidade, participação, debates, iniciativa, entusiasmo, muitas ideias. O que mais podemos querer de lideranças juvenis que apenas começam sua caminhada e já fazem tanto?
 
Bom, comecemos pela anfitriã. Foi a E.M. Fábrica do Saber. A Profª Valéria e sua equipe estiveram presentes e mobilizados para que nada faltasse. E tivemos acomodações, banheiros, som, lanche, atenção e carinho. O Projeto Escola da Paz ficou feliz.
 
ESTIVERAM PRESENTES, dentre alunos e professores, o número muito bacana de quase 60 pessoas engajadas no Projeto, representando 20 escolas. São elas: Amélia A. Rabello, Augusto Pugnaloni, Beatriz Zaleski, D. Cintra, Dr. Paula Buarque, Dr. Theodoro Machado, Fábrica do Saber, Germano Valente, Gunnar Vingren, Hercília Moret, João Kopke, Johan Noel, Jorge Amado, Loteamento Samambaia, Mons. João de Deus, Odette Fonseca, Jandira Bordignon, Sen. Mário Martins, Sérgio R. Rocha e Sta Terezinha.
 
APÓS A ABERTURA, com palavras de recepção pela Profa. Valéria, e esclarecimentos pelo Denilson, fizemos a Oração do Projeto. Foi constituída a mesa dos trabalhos, presidida pelas alunas Angélica Kreischer (Sen. Mario Marrins) e Nayara Farinazo (Beatriz Zaleski). A mesa organizou a divisão em 03 grupos, cada um com coordenador e secretário. Os professores presentes se formaram em outro grupo, com o Denilson.
 
APÓS O TRABALHO DOS GRUPOS, houve um lanche delicioso, pago pela cotização das escolas participantes, e preparado com todo o carinho pela equipe da Fábrica do Saber.
 
FEZ-SE, ENTÃO, A APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS DOS GRUPOS, com o relato de muitas experiências muito bacanas realizadas pelos Agentes. Elas foram debatidas pelo plenário, houve perguntas e muito debate sobre as teses polêmicas. Soubemos, por tais relatórios que várias iniciativas interessantes estão sendo feitas pelos Agentes.
 
  • A Beatriz Zaleski preparou camisetas com o nome da escola e a logomarca do Projeto para que haja um pelotão de alunos que defenda no desfile cívico da escola, as ideias do Projeto Escola da Paz.
  • A Sérgio R Rocha tem um caderno de ocorrências, em que os Agentes e os representantes de turma registram incidentes que possam prejudicar a escola, seus ambiente e seus equipamentos. Os problemas anotados são levados à direção da Escola.
  • A Hercília Moret realizou um mutirão de limpeza, no qual se destacou a recolha dos chicletes que ficam colados pelas carteiras.
  • A Santa Terezinha realizou uma caminhada ecológica;
  • A Gunnar Vingren realizou competições de conhecimentos e premiação dos alunos que se destacaram no empenho pelo aprendizado;
  • A Lot. Samabaia realizou pesquisa e detectou a bagunça dos alunos nos ônibus como um problema da unidade. Realizaram, então, uma peça de teatro, simulando uma viagem de ônibus tumultada, cuja conscientização resultou satisfatória, não se registrando mais reclamações dos motoristas na escola;
  • A Theodoro Machado tem realizado reuniões constantes entre a direção e os Agentes para decidir formas de cooperação nas atividades realizadas na escola.
 
OUTRAS INICIATIVAS ANOTADAS FORAM: Fala dos alunos mais velhos nas salas dos mais jovens, com feitura de cartazes pelos alunos que receberam a visita, sobre os temas desenvolvidos; Gincana de conscientização promovida pelos alunos mais velhos com os maios jovens; Arrecadação de alimentos para apoio a desabrigados; Gincana de conscientização com as famílias; Trabalhos de conscientização na comunidade; Falas dos Agentes nas turmas, em prol da melhoria do ambiente, obtendo muitas reconciliações de alunos que não mais se falavam. Ao final, algumas propostas se destacaram, e foram reunidas para deliberação do Encontro.
 
ASSIM, FICOU DECIDIDO, POR UNANIMIDADE, PELOS PARTICIPANTES DO II ENCONTRO DE AGENTES DA CIDADANIA ESCOLAR, QUE AS ESCOLAS E O PROJETO IMPLEMENTEM AS SEGUINTES INICIATIVAS:
 
  • REPRESENTANTES DE TURMA - Todas as Escolas da Paz devem implementar representações de turma por eleições. As que já os possuem, devem trabalhar para que funcionem, efetivamente, com reuniões e registros das atividades. Se as representações não estiverem funcionando, deve ser debatido com a turma a realização de novas eleições para que o mecanismo seja eficaz;
  • MURAL DE CONSCIENTIZAÇÃO - Em acordo com a direção da Escola, os Agentes da Cidadania deverão criar e se responsabilizar pelo “Mural de Conscientização”. Um quadro de cortiça ou de colagem ou espaço reservado e indicado, com a logomarca do Projeto, no qual serão colocados os comunicados dos Agentes da Cidadania, notícias sobre as atividades do Projeto, e cartazes motivacionais; 
  • FESTIVAL DE TALENTOS – Realização de festivais com apresentações – competitivas ou não – de música, dança, teatro, exposições de artes plásticas (grafite, desenho, pintura, escultura, etc) (Proposta da Escola Hercília Moret); 
  • GRUPO DE REFORÇO – O reforço escolar é atribuição legal da escola e deve ser, quando necessário, cobrado da direção. Mas nada impede que os alunos cooperem como puderem. O “Grupo de Reforço”, a ser mobilizado pelos Agentes da Cidadania, tenta reunir os alunos mais avançados para que apoiem os que tenham maior dificuldade com algumas matérias, de forma a melhor o desempenho global das turmas, bem como o convívio (Iniciativa e proposta dos Agentes da Escola Jandira Bordignon); 
  • PROJETO GENTILEZA –  Trabalhando as “palavras mágicas” destacadas em determinado momento das palestras do Projeto (bom dia, muito obrigado, por favor, com licença, me perdoe, etc), os alunos das séries mais adiantadas, sob a coordenação dos Agentes da Cidadania, realizam visitas às salas de aula dos alunos do 1º segmento, os os reúnem, para atividades em torno do bom convívio, das “palavras mágicas”, tentando coibir o fim das agressões e bullying que são um problema grave entre os alunos mais novos (Iniciativa e proposta da Escola Senador Mário Martins); 
  • GINCANA DAS ESCOLAS DA PAZ – As Escolas se reunirão em um ginásio para a realização de uma competição entre as escolas, com perguntas e respostas e competições atléticas e desportivas. Como para este ano a agenda está já muito cheia, ficamos de preparar essa ideia para implementação no próximo ano (Proposta dos Agentes da Escola Dom Cintra); 
  • ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS – Quase todas as escolas presentes ao Encontro já possuem alguma forma de Associação de alunos. 07 delas organizaram Associações a partir do Escola da Paz. 02 estão em processo de organização, e 05 possuem grêmios. Ficou ajustado que as Associações serão otimizadas; implementadas onde não houver; e os Grêmios merecerão uma reciclagem e capacitação a ser promovida oportunamente com suas direções, pela Vara da Infância.
 
CAMINHADA DAS ESCOLAS DA PAZ - Foi também aprovado por todos os presentes a proposta da reunião de representantes das Escolas da Paz, realizada em 05/08/2013, para a ocorrência da CAMINHADA proposta. Como antes combinado, ocorreria no dia 04/11/2013, segunda-feira, com concentração às 09 horas, na Praça do Bosque do Imperador (atrás do CENIP), com saída às 10 hs. O trajeto seria Rua Nilo Peçanha – Museu – Catedral – Koeller – contorna praça da Liberdade – retorna pela Koeller e encerra na Praça da Águia.

CAMISETAS DA ESCOLA DA PAZ – Motivadas pela iniciativa da Beatriz Zaleski, as escolas se comprometeram a fazer camisetas do Projeto, para uso pelos Agentes e por mais alunos, conforme a capacidade financeira de cada escola. Essas camisetas, brancas, e com a logomarca do Projeto (que pode ser baixada no blog), serão usadas na Caminhada e nas atividades do Projeto realizadas pela Escola. Na Caminhada, caso não seja possível o uso de camiseta por todos os alunos, eles usarão o uniforme, acrescido de cores, fitas, e pinturas que lembrem a paz, tais como bandanas, fitas de braço, traços brancos pintados no rosto, etc. As escolas poderão entrar em contato com a Profª Marilúci, da Escola Beatriz Zaleki, que dispõe dos dados para contato e providências.

CARTILHAS ANTIDROGAS DO TJ-RJ – Foram também entregues (finalmente!) as cartilhas para que os Agentes da Cidadania e as equipes escolares possam realizar o trabalho antidrogas combinado. Todos devem se lembrar que preferimos primeiro criar o clima propício para melhor aceitação do trabalho. O Projeto Escola da Paz abre muitas frentes. O trabalho antidrogas agora encontra terreno melhor, com as escolas já motivadas pelo Projeto Escola da Paz. As escolas deverão desenvolver as atividades e produzir registros, para, na cerimônia de encerramento do 2º semestre, haver a culminância desse esforço, com apresentações e reconhecimento das escolas que se destacarem.
Com a nossa oração fechando o encontro, de mãos dadas, terminou o nosso bonito e bem sucedido II ENCONTRO DOS AGENTES DA CIDADANIA ESCOLAR. Que de mãos dadas e em oração prossigamos.

Ao fim, muitas fotos do grupo, para lembrança geral, que momentos assim não só bonitos. São históricos também. Você que estava meio desanimado, leia esta matéria e anime-se! A hora é agora. O futuro não espera. Vamos construí-lo já.

- - - Fotos no próximo post - - -

Nenhum comentário:

Postar um comentário