Realizou-se hoje, entre 13:30 e 15 horas, a reunião
sobre os próximos passos do Projeto Escola da Paz. Presentes as escolas:
Senador Mário Martins, Dr Theodoro Machado, Amélia Antunes Rabelo, Clemente
Fernandes, João Kopke, Ver. José Fernandes da Silva, Bataillard, Dr Paula
Buarque e Stefan Zweig. Presentes as participantes do Projeto em 2011:
São Geraldo, Lúcia de Almeida Braga e Johan Noel. Presente Denilson
Cardoso de Araújo, pela Vara da Infância e da Juventude. Presentes Cláudia
Couto e Rozária, pela Secretaria de Educação.
Não compareceram - Augusto Pugnaloni, Gov. Marcelo
Alencar e Geraldo Ventura Dias. Também uma pena as ausências de - Terra
Santa, Carlos Chagas, Jorge Amado, Rotary e Odette Fonseca. Mas compreendemos
que a atual crise terá impedido muitas de comparecer. No caso da Augusto
Pugnaloni, registre-se que a Diretora esteve ontem na Vara, achando que era o
dia da reunião, ou seja, houve interesse, mas equívoco de agenda. No caso da
Jorge Amado, a Direção ligou na manhã de hoje para informar da impossibilidade
de comparecimento. PEDIMOS QUE AS AUSENTES entrem em contato para que possam
integrar-se aos eventos que virão.
ABERTURA
-Expressadas diversas avaliações positivas quanto
aos efeitos do Projeto;
-Realçada a necessidade de que haja continuidade no
cotidiano da escola, com atuação da direção, dos professores, dos pais e
alunos, para que não se perca a motivação alcançada.
DELIBERAÇÕES
1 -
TREINAMENTO DE LIDERANÇAS JUVENIS
INDICAÇÃO
1. Serão
indicados dois alunos por escola participante do Projeto, do 6º ao 9º ano.
2. A indicação
deve ser preferencialmente resultado de uma eleição entre os alunos, se não
direta, pelo menos por um colégio de monitores ou representantes de turmas
3. O indicado
deve ter já alguma índole para a liderança, ser bom aluno e respeitado pelos
colegas.
4. Indicação
por formulário distribuído, do qual consta qualificação do aluno, dados
pessoais, autorização dos pais e assinatura da escola.
5. Devem ser
entregues à Rozária, na Secretaria de Educação até o próximo dia 05/06
TREINAMENTO
1. Ocorrerá nos
próximos dias 14 e 15/06, entre 13 e 18 horas, na Vara da Infância, Juv, e
Idoso (Sala da ESAJ – pequeno auditório ao fundo do corredor do 1º piso)
2. Alunos
deverão vir já “almoçados” e uniformizados;
3. Haverá
lanche, no Liceu Carlos Chagas;
4. O transporte
é por conta dos próprios alunos (créditos do cartão) ou da escola;
PRÁTICA
1. Os alunos
treinados, já no dia 18/06, segunda-feira, deverão realizar atividades nas
escolas participantes do Projeto, visitando outras escolas para palestrar para
seus colegas;
NOVOS ENCONTROS
1. Foi
esclarecido que o tempo de treinamento aqui indicado é curto, mas é o possível,
dentro das dificuldades hoje enfrentadas. Por isso, haverá oportunidade futura
para novos encontros dos indicados.
2 -
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO
1. O Projeto é
contínuo e autônomo, a ser conduzido pela própria Escola a partir dos
esclarecimentos das palestras e do treinamento dos alunos, mas será realizada
uma cerimônia de encerramento da fase em que o mesmo foi conduzido pela Vara da
Infância e da Juventude;
2. A cerimônia
ocorrerá no próximo dia 28/06 às 16 horas, no Centro de Cultura Raul de Leoni
(a agenda e reserva do Centro será verificada pela Rozária da Secretaria de
Educação);
3. A cerimônia
terá a participação do Juiz da Infância e da Juventude e da Secretária
Municipal de Educação;
4. A Rozária
providenciará equipamentos e implementos para decoração (som, bandeiras, mesa,
etc);
5. A princípio,
cada escola poderá/deverá levar 06 pessoas ao encontro , sendo os dois alunos
treinados, dois familiares e dois representantes das escola.
6. A escola
receberá um Certificado de participação no Projeto;
7. Os alunos
treinados receberão um Certificado/Carteira de “Agente de Cidadania Escolar –
Projeto Paz na Escola”.
3 -
REGIMENTO DISCIPLINAR
1. As escolas
participantes do Projeto encaminharão ao e-mail - denilsoncdearaujo@gmail.com – seus
regimentos/regulamentos disciplinares internos;
2. Denilson os
analisará, para, mesclando o que de melhor houver em cada um, apresentar uma
minuta de sugestão de Regimento Disciplinar que será retornada às escolas para
análise, emendas e correções;
3. Após a troca
dos e-mails será marcada uma reunião para fechamento de minuta a ser adotada
pelas escolas participantes como regulamento disciplinar no PPP, e a ser
oferecida à Secretaria para exame e sugestão de alteração legal no atual
Referencial Disciplinar.
4 – OUTROS
1. A pedidos,
será divulgada no blog e no facebook a oração utilizada ao final de alguns dos
encontros do Projeto;
2. Apela-se para que os corpos diretivos e docentes ingressem no facebook e
conheçam o blog do Projeto, apresentando comentários e sugestões, bem como
postando as fotos dos eventos realizados em suas escolas.
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