foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

IMPORTANTE! - Decisões da REUNIÃO de hoje, 22/05/2012


Realizou-se hoje, entre 13:30 e 15 horas, a reunião sobre os próximos passos do Projeto Escola da Paz. Presentes as escolas: Senador Mário Martins, Dr Theodoro Machado, Amélia Antunes Rabelo, Clemente Fernandes, João Kopke, Ver. José Fernandes da Silva, Bataillard, Dr Paula Buarque e Stefan Zweig. Presentes as participantes do Projeto em 2011:  São Geraldo, Lúcia de Almeida Braga e Johan Noel. Presente Denilson Cardoso de Araújo, pela Vara da Infância e da Juventude. Presentes Cláudia Couto e Rozária, pela Secretaria de Educação. 

Não compareceram - Augusto Pugnaloni, Gov. Marcelo Alencar e Geraldo Ventura Dias. Também uma pena as ausências de - Terra Santa, Carlos Chagas, Jorge Amado, Rotary e Odette Fonseca. Mas compreendemos que a atual crise terá impedido muitas de comparecer. No caso da Augusto Pugnaloni, registre-se que a Diretora esteve ontem na Vara, achando que era o dia da reunião, ou seja, houve interesse, mas equívoco de agenda. No caso da Jorge Amado, a Direção ligou na manhã de hoje para informar da impossibilidade de comparecimento. PEDIMOS QUE AS AUSENTES entrem em contato para que possam integrar-se aos eventos que virão.

ABERTURA

-Expressadas diversas avaliações positivas quanto aos efeitos do Projeto;
-Realçada a necessidade de que haja continuidade no cotidiano da escola, com atuação da direção, dos professores, dos pais e alunos, para que não se perca a motivação alcançada.

DELIBERAÇÕES

1 - TREINAMENTO DE LIDERANÇAS JUVENIS

INDICAÇÃO
1.       Serão indicados dois alunos por escola participante do Projeto, do 6º ao 9º ano.
2.      A indicação deve ser preferencialmente resultado de uma eleição entre os alunos, se não direta, pelo menos por um colégio de monitores ou representantes de turmas
3.       O indicado deve ter já alguma índole para a liderança, ser bom aluno e respeitado pelos colegas.
4.       Indicação por formulário distribuído, do qual consta qualificação do aluno, dados pessoais, autorização dos pais e assinatura da escola.
5.       Devem ser entregues à Rozária, na Secretaria de Educação até o próximo dia 05/06

TREINAMENTO
1.       Ocorrerá nos próximos dias 14 e 15/06, entre 13 e 18 horas, na Vara da Infância, Juv, e Idoso (Sala da ESAJ – pequeno auditório ao fundo do corredor do 1º piso)
2.       Alunos deverão vir já “almoçados” e uniformizados;
3.       Haverá lanche, no Liceu Carlos Chagas;
4.       O transporte é por conta dos próprios alunos (créditos do cartão) ou da escola;
PRÁTICA
1.       Os alunos treinados, já no dia 18/06, segunda-feira, deverão realizar atividades nas escolas participantes do Projeto, visitando outras escolas para palestrar para seus colegas;
NOVOS ENCONTROS
1.       Foi esclarecido que o tempo de treinamento aqui indicado é curto, mas é o possível, dentro das dificuldades hoje enfrentadas. Por isso, haverá oportunidade futura para novos encontros dos indicados.

2 - CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO
1.       O Projeto é contínuo e autônomo, a ser conduzido pela própria Escola a partir dos esclarecimentos das palestras e do treinamento dos alunos, mas será realizada uma cerimônia de encerramento da fase em que o mesmo foi conduzido pela Vara da Infância e da Juventude;
2.       A cerimônia ocorrerá no próximo dia 28/06 às 16 horas, no Centro de Cultura Raul de Leoni (a agenda e reserva do Centro será verificada pela Rozária da Secretaria de Educação);
3.       A cerimônia terá a participação do Juiz da Infância e da Juventude e da Secretária Municipal de Educação;
4.       A Rozária providenciará equipamentos e implementos para decoração (som, bandeiras, mesa, etc);
5.       A princípio, cada escola poderá/deverá levar 06 pessoas ao encontro , sendo os dois alunos treinados, dois familiares e dois representantes das escola.
6.       A escola receberá um Certificado de participação no Projeto;
7.       Os alunos treinados receberão um Certificado/Carteira de “Agente de Cidadania Escolar – Projeto Paz na Escola”.

3 - REGIMENTO DISCIPLINAR
1.       As escolas participantes do Projeto encaminharão ao e-mail  - denilsoncdearaujo@gmail.com – seus regimentos/regulamentos disciplinares internos;
2.       Denilson os analisará, para, mesclando o que de melhor houver em cada um, apresentar uma minuta de sugestão de Regimento Disciplinar que será retornada às escolas para análise, emendas e correções;
3.       Após a troca dos e-mails será marcada uma reunião para fechamento de minuta a ser adotada pelas escolas participantes como regulamento disciplinar no PPP, e a ser oferecida à Secretaria para exame e sugestão de alteração legal no atual Referencial Disciplinar.

4 – OUTROS
1.       A pedidos, será divulgada no blog e no facebook a oração utilizada ao final de alguns dos encontros do Projeto;
2.       Apela-se para que os corpos diretivos e docentes ingressem no facebook e conheçam o blog do Projeto, apresentando comentários e sugestões, bem como postando as fotos dos eventos realizados em suas escolas.

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