foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ESCOLA DA PAZ - URGENTE - Reunião dia 22/05

Para: Secretaria, Bataillard, Clemente Fernandes, João Kopke, Gov Marcelo Alencar
Amélia Antunes Rabello, Augusto Pugnaloni, Dr. Paula Buarque, Dr. Theodoro Machado, Geraldo Ventura Dias, Ver. José Fernandes da Silva, Stefan Zweig
Sen Mario Martins

E também para: Educandário Terra Santa, Johann Noel, Escola São Geraldo, Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, Lúcia de Almeida Braga, Jorge Amado, Rotary, Odette Fonseca

ESCOLA DA PAZ – URGENTE
REUNIÃO DIA 22/05 – 13:30hs

Estamos na reta final da fase de palestras. Dia 31 ocorre a última. Portanto, é hora de planejar as ações seguintes para que o Projeto obtenha êxito.

Vocês se lembram de que era necessário que, após as palestras, as escolas atuassem, tomando providências que permitam fixar conteúdos das palestras através, de diversas práticas sugeridas. Havia atividades para pais, professores e alunos. 

Afinal, como vimos, todos tem sua cota de contribuição a prestar para que alcancemos escolas verdadeiramente pacíficas e positivas. É importante que as atividades tenham sido feitas, ou que sejam feitas imediatamente, para que não se desperdice a motivação acontecida.

Para que façamos um balanço de tudo, no qual as escolas apresentarão seus relatórios e experiências, CONVIDO a Direção das escolas participantes - conforme já determinado pelo Juiz da Infância e da Juventude, Dr. Alexandre Teixeira e autorizado pela Secretária de Educação, Profª Cláudia Quintanilha - para REUNIÃO no próximo dia 22/05/2012 – 3ª feira, às 13:30 hs (término previsto para 15:30), na Vara da Infância da Juventude e do Idoso.

Adianto que teremos que bolar uma forma de realizar a fase final do Projeto, que é o treinamento de lideranças dos jovens. Até lá, devem estar escolhidos, da forma mais democrática possível, evitando-se imposições da Direção. Devem ser alunos interessados, capazes e que sejam referência para os colegas. Se forem eleitos diretamente, tanto melhor. Evite indicar alunos que “precisam” de ir à Vara da Infância por problemas de comportamento. O treinamento não visa a recuperar jovens com problemas, mas sim capacitar os que podem ajudar de imediato em boas ações.

O ideal é que o treinamento acontecesse em uns 04 dias, em turnos de 06 horas. Não será possível, infelizmente. Daí, sugiro, fazer um programa curto, improvisado e incompleto (infelizmente), mas que será útil, em menor tempo. 

Etapa 1 

- Opção A – treinamento em um único dia (15/06), na Vara da Infância, entre 09:30 e 17:00 horas. – lanche matutino, vespertino, transporte e almoço a combinar com as escolas. – sobre o almoço, há sugestão aprovada pela Secretária Profª Cláudia, de que tentemos obter no Liceu Carlos Chagas, mas ainda dependemos de contato com a direção .

Opção B – treinamento em dois dias (14 e 15/06) entre 13 e 18 horas – meninos já viriam “almoçados”, o que nos levaria a resolver somente o lanche vespertino.

Etapa 2

- Seja qual for a opção, a sequência pede que os meninos pratiquem o aprendido, realizando palestras nas escolas. O ideal é que isso acontecesse já no dia 18/06. Poderiam fazer intercâmbio entre as escolas, ou ir às salas da própria escola. Veremos na reunião.

Etapa 3

- Após tudo isso, imaginamos realizar encontro de encerramento, no qual as escolas receberiam certificados de participação, bem como os alunos treinados, receberiam comprovantes. Data indicada, 29/06/2012. A ideia é que estejam presentes para essa cerimônia o Juiz e a Secretária. Com a atual crise, não sabemos como ficará. Veremos na reunião.

EM TEMPO – Estamos convidando também as escolas que participaram do Projeto Piloto no ano passado, QUE STIVEREM EM CONDIÇÕES de comparecer, e que tenham classes do 2º segmento, para que vejamos se é possível viabilizar sua participação nesta fase do treinamento de lideranças estudantis.

Denilson Cardoso de Araújo
Serv da Justiça
01/20118

Nenhum comentário:

Postar um comentário