foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PAI E MÃE, OURO DE MINA

Denilson Cardoso de Araújo
 
Criança precisa de mãe. Certa vez escrevi que Deus podia, para esse encargo de completar a divina criação, ter enviado arcanjos. Preferiu mandar mães, que têm o mistério do útero - eis que útero existe, mesmo na mãe que adota, e até na mulher que o extraiu. Condição feminina, de química própria, especial, que permite o enlace primordial da maternidade: -nascido o filho, o coração materno vai residir fora do peito.
Criança precisa de pai. Sem o privilégio uterino, pais são mães mais doídas, pus numa crônica. Homem deu semente, somente. Precisa “adotar” o ser que vem no corpo da mãe, Freud ensinou. Dizer “meu filho” constitui novo ser. Mais intensa missão. Fio de cabelo, a distância entre pai e filho. A ser vencida, em afetos, em exemplo, palavra e abraços. Abraço que encosta coração em coração.

 
Criança precisa de pai e mãe. As exceções, que as há, não permitem desmentido da regra. Sábio é Deus. Colo de mãe e abraço de pai se completam no artesanato da personalidade, no laborar ninho adequado para o ser novo que vai herdar-lhes olhar, nariz, virtude e mazelas. Mãe é seio, colo, beijo, abrigo, afago, colher de xarope na madrugada. Pai é abraço, aventura, hierarquia, voo do filho atirado para o alto, que aterrissa nos braços que dão confiança.

Minha tendência, frente a um auditório de pais e mães, é parabenizar. Pessoas especiais, a quem Deus concedeu esculpir matéria viva, olaria de barro indócil que respira, confronta e assim se forma. O filho surge, os pais agem, o filho reage, e neste jogo, quem ensina, na verdade, porque aprende, interage.

Mas, às vezes, hesito frente à plateia. Sorrateiro, um sentimento de susto, a notícia de tantos fracassos, a realidade de destroçadas famílias... Penso em dar pêsames (...)
 
LEIA O RESTANTE NO LINK ABAIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário