foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

MAIS ESCLARECIMENTOS!

MAIS ESCLARECIMENTOS!!! Gente... tem hora que é muito difícil !!!!

1 - SOUBE HÁ POUCO DE 'ALGUÉM' que teria se queixado à Secretaria de Educação de que o Escola da Paz OBRIGA o comparecimento de PROFESSORES. 
---Em primeiro lugar, é bom que fique claro, o Projeto é da Vara da Infância. Não é da Secretaria. Portanto, nós da Vara, não temos ingerência no âmbito da escola.
---A participação no Projeto, por parte da Escola é absolutamente voluntária. Quando a escola se inscreve sabe de suas obrigações e da necessidade de engajamento de todos, especialmente sua direção. 
---Os ALUNOS devem estar presentes às suas palestras. 
---Os PAIS, devem ser convocados, inclusive com aviso de que o não comparecimento poderá implicar em comunicação à Vara da Infância. 
---Já os PROFESSORES, deverão comparecer sob manejos administrativos e estímulo da direção. Se comparecem ou não é problema deles e da escola. Já me pediram pra que fosse feita convocação nos mesmos moldes da dos pais e EU DISSE QUE NÃO ACHAVA CORRETO, pois professores, em geral, estão em mais de uma unidade de ensino, e cabe às administrações negociar o ajustamento de horários e liberações. Mas a Vara da Infância não pode obrigar e não obriga.


2 - SEMANA PASSADA SOUBE DE 'ALGUÉM' que teria se queixado de que as duas horas reservadas para cada palestra seriam tempo demasiado, em prejuízo da escola - e que esse tempo deveria ser reduzido para uma hora. 
---Duas horas é bastante tempo mesmo. Mas quem já participou do Projeto percebe a importância desse tempo, que É BEM GASTO, ou melhor BEM INVESTIDO e em investimento que - se todos trabalharmos cooperativamente - DÁ RETORNO.
---Nem sempre a palestra dura duas horas. O que peço é a reserva desse tempo, para que ninguém fique aflito com o relógio.
---Se alguma escola ingressou no Projeto (e nenhuma o fez desavisadamente, porque explico com bastante detalhe como o Projeto se dá, inclusive a quantidade de palestras e tempo gasto, além do próprio conteúdo que será explanado!), e acha que não dá pra participar, quer desistir, ou coisa assim, BASTA LIGAR e comunicar, para desfazermos a agenda.
---Claro que a agenda será desfeita com tristeza, porque a escola que eventualmente desiste, acabou tomando o lugar de outra unidade pleiteante, e que não poderá receber o Projeto.

3 - ESSA HISTÓRIA DO 'ALGUÉM' É MUITO CHATA. 
---Se alguém tiver uma crítica, dúvida, queixa, reclamação, sugestão, cancelamento, briga, protesto, elogio, depoimento, basta me procurar, por e-mail, ou nos telefones da Vara. Como saio muito para o Projeto, nem sempre estou lá. Mas deixe recado que eu retorno! Mas falemos diretamente. É saudável, adulto e produtivo. E correto.
4 - DE VEZ EM QUANDO 'ALGUÉM' SE QUEIXA de que as palestras são muito duras.
---São duras porque precisam ser. Eu aviso antes. Avisei ao Juiz. Avisei ao Comissariado. Avisei à Secretaria de Educação (a vários escalões e gestores). Aviso às direções das escolas. Aviso aos professores. Aviso aos pais. E aviso aos próprios alunos. 
---Quem já participou sabe em que contexto "coisas duras" são ditas. Sabe o porque e sabe em que resulta. Tem resultado em conscientização e motivação.
---Queixas de pais omissos, que não foram à reunião, ou de reclamões contumazes, que reclamarão de tudo e de todos sempre, não me dizem nada. Cabe à escola lidar com isso e não se encolher diante da queixa. Afinal, o Projeto, em algum momento, após os esclarecimentos que são prestados, se torna tarefa da escola, se não, não sobrevivem os bons propósitos que, em geral, são estimulados.


5 - AGRADEÇO MUITO a quem tem apoiado. Escolas que recebem bem o Projeto, que o abraçam, que fazem dele uma coisa sua, e que, por isso, colhem bons resultados. É confortador, depois de tudo que eu disse nesse meio desabafo aqui, saber que vocês - os que participam e estimulam - existem. Tenho dado minha cara a tapa, carregando o projeto nas costas, mas parece que sempre há um porém de "alguém".
---Por isso, agradeço aos que participam, apoiam e realizam.
---Peço, inclusive, que os que ainda não mandaram depoimentos sobre como as coisas se deram na sua escola, que mandem para mim, ou postem aqui no grupo. Seria bom. Seria um conforto. Ajudaria a esclarecer dúvidas de quem não participou e critica sem conhecer.
---Se não há bons depoimentos, se não há bons resultados, e se acabam existindo tantos obstáculos, talvez seja melhor que o projeto se encerre. Ou talvez, que se encerre nas escolas municipais. Afinal, escolas particulares, escolas estaduais, escolas de outras cidades, têm me pedido para levar o Projeto até elas, mas o compromisso da Vara é com as municipais. Por isso, vou tentando cumpri-lo. Continuarei, até onde for possível.


6 - SÓ PARA CONHECIMENTO: após ser aprovado pelo Gabinete da Presidência do Tribunal, o projeto foi convidado a ser apresentado ao CNJ. É possível que ao menos alguma coisa estejamos fazendo de forma correta, não?
Agradeço a compreensão.

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