foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO ESCOLA DA PAZ


Seguem abaixo alguns depoimentos que me foram dados diretamente, sobre o Projeto Escola da Paz. Mande também o seu. 
  • “Foi a melhor palestra que já ouvi nesta cidade. Esclarecedora e encorajadora.” - Professor na Escola Municipal Odette Fonseca;
  • “O projeto vai mudar a vida de todos os alunos da Escola” – Aluna da Escola São Geraldo;
  • “Esse projeto conseguiu dar ordem ao caos da minha cabeça. Estava já pensando em desistir, mas vi que há saída” – Professora da Escola Municipal Johan Noel;
  • “Foi o melhor esclarecimento que já ouvi sobre os deveres dos pais. Precisamos levar essa mensagem a todos que não vieram” – Pai de aluno da Escola Municipal Rotary;
  • “Esse projeto devia ser obrigatório em todas as escolas” – Mãe de aluno, após palestra na Escola Germano Valente – COMAC;
  • ”Daqui a 20 anos quero procurar o senhor para agradecer. Eu estava meio perdida, mas este projeto mudou minha vida”. – Aluna de 15 anos, da Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva (citando provocação de abertura da palestra dos alunos: -“Vocês vão se lembrar desta palestra daqui a 20 anos!”);
  • “Verifica-se que o Projeto Escola da Paz (...) apresenta relevante interesse social, eis que visa a pacificacao do ambiente escolar, atendendo, assim, aos interesses de criancas e adolescentes”. – Dr. Sandro Pithan Espíndola, Juiz Auxiliar da Presidência do TJ-RJ;
  • “A aluna, que é excelente estudante, não conseguiu realizar a prova naquele dia. Disse que ficou tão impactada com o Projeto que não conseguiu parar de pensar no que foi dito. Resolveu mudar de vida” – Professor da Escola Municipal João Kopke, sobre sua aluna;
  • “Eu vi você realizar hoje aqui coisas que eu nunca poderia imaginar que você fosse capaz, pelo que a gente vê de você no dia a dia. Parabéns! Leve isso pra escola!” – Professora da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado, dirigindo-se a uma aluna da sua unidade, ao assisti-la realizando uma palestra, no Seminário de Capacitação de Agentes da Cidadania Escolar.
  • “As professoras e os alunos receberam muito bem a Claudiane e o William (Agentes da Cidadania Escolar que foram fazer palestras após treinamento). A professora Marluce, do 3º ano, elogiou muito os dois alunos e já solicitou uma nova palestra, e a professora Eni, do 5º ano, se emocionou e até chorou ouvindo a palestra dos alunos, pois os conhece desde a alfabetização.” – Relatório da Escola São Geraldo.
  • “Frases retiradas das redações feitas por nossos alunos após a palestra dirigida a eles no dia 31 de maio de 2012: - ‘Nossos atos valem para toda a vida.’; - ‘Tudo tem seu tempo, sua hora e lugar.’; - ‘Devemos dar valor a vida que temos, preservar o nosso corpo.’; - ‘Temos que estudar para ser alguém na vida e orgulhar quem nos ama.’; - ‘ Nós podemos mudar, a geração de jovens completamente idiotas, para jovens completamente responsáveis’” – Relatório da Escola Paula Buarque.
  • "Participamos do Projeto na E.M. João Kopke e só tivemos respostas positivas. Foi (e continua sendo) ótimo para professores, pais e alunos." - Profa. Bianca Kronemberger.
  • “As alunas daqui da escola, Thainá e Kihara, estavam nervosas, naturalmente, mas muito empolgadas para desenvolver ações em prol da ‘Escola da Paz’. (...) Foram em dupla e se preocuparam muito em seguir o que aprenderam: começaram com uma apresentação, introduziram o assunto relembrando a sua palestra na escola, informaram sobre a visita ao fórum e lançaram o desejo de organizar um conselho de alunos na escola. Também não se esqueceram de se despedir no final! Organizaram as falas de modo que uma complementava a outra. Em algumas turmas foram aplaudidas! Já recolheram os nomes dos representantes das turmas". – Relatório da Escola Paula Buarque.
  • “Este Projeto é um bem para as escolas, porque traz visão privilegiada que não temos de dentro da unidade, que é a visão da Vara da Infância” – Monsenhor Paulo Daher – Dirigente da Mitra Petropolitana.
  • "Foi a palestra que melhor amarrou toda a lógica da situação que vivemos. Ajudou bastante a entender como chegamos a essa crise" - Prof. da Escola Mons. João de Deus.
  • "Esse trabalho é tão importante que precisava de mais gente fazendo isso. O senhor precisava de uma equipe. Nós, os pais, e nossos filhos precisamos escutar essas coisas. Os tempos estão muito difíceis." - Mãe, na Escola Germano Valente.
  • "Tem coisas que acontecem na vida da gente que são especiais. Isso foi especial. Eu não sou de muitas palavras, mas posso dar um abraço no senhor?" - Mãe, na escola Rubens Bomtempo.
  • "Que Deus te dê forças e saúde para continuar esse trabalho tão importante, de semear para um melhor futuro para nossos jovens" - Diretora na Escola Rubens Bomtempo.
  • "Queria agradecer pela palestra. O senhor me ensinou uma coisa hoje. Eu preciso cuidar da minha vida. se eu quero ser alguma coisa" - Aluno de 12 anos, após palestra na Escola Hermínia Josetti.
  • "É como água no deserto! O senhor precisa levar este Projeto também às estaduais." - Diretora de Escola Estadual, após palestra de esclarecimentos às gestoras das unidades estaduais em Petrópolis.
  • "Escola de paz, muito mais que um grupo tentando fazer o certo por obrigação, mas sim um grupo lutando por um ideal. Esse Projeto conseguiu chegar a mim e posso dizer com certeza que não sou hoje o que eu era antes. Escola da Paz não é um ideia é uma Solução para o que estava errado." - Jonathan Noé de Alcântara, adolescente do Conselho Juvenil de Teresópolis, nascido do Escola da Paz lá realizado.
  • "É a sétima vez que eu ouço uma palestra do projeto e cada dia eu aprendo uma coisa nova" - Professor da Escola Monsenhor João de Deus.
  • "Parabéns pela palestra. Ajuda a clarear um monte de coisas. A gente percebe como é manipulado pra entender tudo errado sobre o ECA". Inspetor da Escola Monsenhor João de Deus.
  • "Essa palestra foi muito importante para mim. Posso trazer meu filho para assistir à palestra dos alunos?" - Professora da EM Américo Fernandes Ribeiro.
  • "Esse Projeto abre os olhos de todo mundo na escola. Não tem como levar esse Projeto para as particulares? A situação também não é boa nessas escolas" - Professor da EM Mons. João de Deus.
  • "Parabéns por esse Projeto, participei de uma de suas reuniões e adorei. Como tem pessoas que ainda acham que esse tempo é desperdiçado... provavelmente não devem ter problema algum com filhos, na família, enfim. Continue, pois tem muitos pais, filhos, até mesmo os funcionários da escola que vivem essa realidade e muitas vezes não sabem como agir. Parabéns e se eu puder vou participar de muitas outras. Obrigada!!!" - Josie. Mãe de aluno.
  • "Eu briguei com um colega hoje de manhã. Mas ouvi a sua palestra e estou arrependido. Queria que o senhor me ajudasse a pedir desculpas pra ele". - Aluno da Escola Johan Noel.
  • "Depois que o senhor esteve lá o pessoal ficou mais de olho, não tem tido briga. O pessoal está até se respeitando mais" - Aluno da Escola Paroquial Loteamento. Samambaia, me viu na rua e me parou para dar este relato.
  • "Preciso dizer: a sua palestra rendeu mais de um mês de conversa lá na 24. Na verdade, rende atém hoje, porque sempre que alguém tem dificuldades com filho, lembra das coisas que o senhor disse". Moradora da R. 24 de Maio, comentando reação a palestras aos pais de alunos da EM Clemente Fernandes.
  • "Agradeço pela oportunidade de estar ali naquele momento, e não perdi 2 horas da minha noite e sim ganhei mais sabedoria para criar meus filhos pra vida toda.". Mãe de aluno da Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcanti.
  • "Adorei muito saber que existe um livro chamado ECA. (...) Eu gostei muito quando ele começou a contar histórias que me fizeram chorar, pois são várias histórias que machucam os sentimentos. Serviu para eu aprender como é a vida" Ana Júlia - Turma 602. EM Sérgio Ribeiro da Rocha.
  • "A palestra teve ótima repercussão, pois vimos postagens de alunos na rede social Face book dizendo: 'Geração de idiotas esta em que jovens usam drogas e engravidam precocemente... Temos que nos valorizar!'. Um aluno fez um RAP que será apresentado num evento da Prefeitura". - Equipe da EM Rubens de Castro Bomtempo.
  • "Ouvimos de alguns professores: 'Excelente! Todas as escolas mereciam ser atendidas pelo Projeto!' A discussão foi levada para a sala de aula e alguns trabalhos foram realizados como: redações; um aluno escreveu um RAP, que será apresentado num Projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação; atividades de artes e os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), participaram do Desfile Cívico, vestindo uma camisa escrita 'PAZ', em função do Projeto Escola da Paz."- Equipe da EM Rubens de Castro Bomtempo.
  • "Adorei a palestra, aprendi muitas coisas. Depois desta palestra eu não sou mais idiota, e vou dar belos frutos no futuro" - Maria Beatriz - Aluna da turma 702 - Em Sérgio Ribeiro da Rocha.
  • "Recebemos um telefonema após a palestra dos alunos, de uma mãe, que mora bem próxima a escola que disse: 'Parabéns a escola por aderir ao projeto! Acabei perdendo o ônibus para ir trabalhar, pois queria ouvir tudo, até o final. Falei aqui para a minha mãe que iria me atrasar, mas não poderia perder... Os adolescentes precisavam disso. Só tenho a agradecer!'" - Equipe da EM Rubens de Castro Bomtempo.
  • "Gostei quando ele falou que a palestra ia mudar nossa vida, e realmente mudou, gostei muito da palestra. Queria ouvir outra palestra dessa." - Kelly Viana do Nascimento. Turma 602 EM Sérgio Ribeiro da Rocha.
  • "As palavras foram duras, mas era preciso que alguém falasse tudo aquilo que ele falou. (...) Ele disse que daqui a 10, 15 anos, iremos lembrar de sua palestra, mas na verdade, acho que nunca iremos esquecer, pois foi o assunto da semana na nossa escola. Queremos mudar nossa realidade." - Charlene Gomes da Silva - Turma 903 da EM Hercília Moretti. 
  • "Logo no início de sua fala ficamos surpresos com suas colocações, tudo que nos falava era muito real e a forma como conduziu nos deixava cada vez mais atentos e interessados (...) Conseguiu em uma palestra mais do que muitos dias de aula." - Equipe gestora da EM Abelardo Delamare 
  • "Ele falou sobre a realidade do “mundão” de hoje, e fez com que muita gente acordasse para a vida, infelizes são aqueles acham que na “zoeira” vão chegar em algum lugar...Mas, tudo bem, pelo menos eu aprendi e acordei, e daqui a 20 anos vou me lembrar da palestra como se fosse hoje e vou ver que valeu a pena escutá-lo." - Rafaela Ramos Teixeira - Turma 903 da EM Hercília Moretti. 
  • "Realmente me fez pensar na seguinte frase:”Qual exemplo iremos deixar para as gerações futuras?” Ele reforçou ainda mais a ideia que tenho, de que vou fazer a diferença. Vou garantir um futuro melhor para mim, e deixar um exemplo de que nada é impossível quando se tem força de vontade e objetivos na vida." - Nathalia Lemos - Turma 903 da EM Hercília Moretti. 
  • "No final os comentários entre cada um de nós eram os mais variados possíveis: 'Nunca assisti uma palestra tão boa.'; 'Fui a palestra de Içami Tiba, também excelente, mas esta superou.'; 'Como ele fala bem, só depois que ouvi , pude perceber como também estava enganada com algumas coisas.'; 'Esta palestra vai nos ajudar muito com os alunos' ” - Equipe gestora da EM Abelardo Delamare 
  • "Depois do Projeto, não houve mais as cenas de violência física, os alunos começaram a apresentar propostas e projetos, um grupo quer fazer uma campanha para evitar estrago de livros, por exemplo... O comportamento dos alunos mudou tanto para melhor, que a gente fica até com receio de receber a nova leva de alunos em 2013 e estragar esse ambiente conquistado" - Lucilene, Adjunta da EM Germano Valente-COMAC. 
  • "Chega a me emocionar, dizer que, depois do Projeto, os alunos resolveram fazer um rap sobre os temas da Palestra, porque o principal autor da letra foi um aluno de inclusão, que sofria muito bullying, e que assim foi integrado ao grupo e ainda com posição de importância" - Profª Viviane, EM Rubens de Castro Bomtempo.
  • "O padre da comunidade foi até à escola e quis saber que palestra era essa que todo mundo comentava, e quis saber porque ficou satisfeito com os comentários, que eram de coisas positivas para as famílias" - Orientadora da EM Hercília Henriques Moret.
  • "Havia furtos de celulares na escola. Suspeitávamos de uma aluna, mas ainda não tínhamos obtido o flagrante ou as provas. Depois da palestra ela nos procurou para devolver o celular e confessar o ato infracional". - Diretora de Escola, que não identificamos para preservar a aluna.
  • "Os alunos do Grêmio nos procuraram e querem mudar alguns regulamentos. Eles próprios querem maior rigor para impedir o uso de celular na escola" - Direção da EM Profª Jandira Peixoto Bordignon.
  • "As meninas, principalmente, tiveram excelente reação e tentam mudar certas posturas. Inclusive estão se vigiando para evitar o uso de maquiagem exagerada, e as mais jovens chegam a cobrar das mais velhas esse cuidado" - Manoela, Secretária do Colégio Padre Corrêa.
  • "Foi muito bacana ver como os pais, que chegaram pra reunião meio de má vontade e já querendo ir embora, não só ficaram, como ainda concordaram com entusiasmo com uma prorrogação de meia hora, depois de já duas horas de palestra, porque estavam absolutamente interessados. Mesmo o palestrante dizendo, fiquem à vontade, quem não quiser ficar pode ir embora, eles ficaram." - Profª Ana Lúcia - Diretora da Escola CIEP Guerra Peixe.
  • "Foi muito proveitoso, até porque alcançamos praticamente 100% de presença na palestra dos pais e responsáveis". - Direção do Colégio Sérgio Ribeiro da Rocha.
  • "As reuniões de pais seguintes já contaram com frequência bem maior, de pais motivados pelo Projeto" - Profª Lausimar, Diretora do Colégio Gunnar Vingrem.
  • “Bom, antes da palestra não sabia de muita coisa (...) ele foi falando e muitas coisas passando na minha cabeça (...) depois disso eu mudei. Por incrível que pareça, a única pessoa que conseguiu fazer isso foi o Denilson.”   - Sergio Junior  -  16 anos - EM Rosemira Cavalcanti
  • “(...) depois da palestra, me senti culpado (...) ele pegou pesado, mas tudo o que falou é a mais pura verdade.”   Leonardo Nunes  -  15 anos - EM Rosemira Cavalcanti
  • (...) me arrependo muito. Depois da palestra do Denílson, tudo mudou na minha vida. Mudei meus atos e pensamentos.”   Larissa Guimarães  - 13 anos - EM Rosemira Cavalcanti
  • Hoje os alunos chegam na escola 1 hora antes da entrada e saem duas depois só pra ficar na bagunça.As escolas estão indo por água abaixo!!! Isso pode mudar, se NÓS, alunos, botarmos a mão na consciência e mudarmos essa realidade. Eu e muitos não queremos não queremos mais fazer parte dessa Geração de Idiotas” - Izabela de Freitas  - 13 anos  - 7º ano - EM Rosemira Cavalcanti
  • Não quero ser uma IDIOTA... quero ser uma PRINCESA!!”   Renata Dutra - EM Rosemira Cavalcanti
  • “Para falar a verdade, quando saí da escola para a palestra, achei que fosse bobeira. Mas chegando lá eu ouvi a mais pura realidade (...)”    Ana Carolina - EM Rosemira Cavalcanti  
  •  “Ele falou que os jovens estão com muita autoridade. O que ele disse é verdade (...) saí da palestra pensativo.” - Lucas Justino - EM Rosemira Cavalcanti
  • "Depois da palestra do Senhor mudou muita coisa naquela escola ! Eu que tenho que dar Parabéns pelo talento que o senhor tem de mudar as vidas das pessoa ! " - Caio Telles - EM Rosemira Cavalcanti  
  • "Na escola os alunos do 2º segmento, liderados pela Ruth estão desenvolvendo um trabalho junto ao 1º segmento de organizar os recreios através da recreação, orientados e dinamizados por eles... Temos obtido bons resultados! A tarde visitaram as salas de aula falando sobre o Projeto, mas ainda não efetivaram um trabalho direcionado ao 2º segmento, por fazerem parte dele. A escola tem melhorado, é perceptível!" - Profª. Ana Lúcia - Diretora do CIEP Municipalizado Guerra Peixe
  • "Quero agradecer a vc pela palestra espetacular que foi realizada no Salão Paroquial da Posse (Escola Beatriz Zaleski), através da palestra tudo ficou melhor resolvido em nossas vidas, por mais que tentássemos fazer as coisas da melhor maneira, na realidade não sabíamos como resolver tudo e a partir daquele dia tudo mudou. Obrigado pelo trabalho e por ajudar a gente a melhorar." - Simone De Lima Farinazo Chaves - Mãe de Aluno
  • "Olá Denilson!!! Sou professora Célia (da Escola Rosemira e da Dom Cintra). Não poderia deixar de falar. Sua palestra hoje (10/05/2013, na Dom Cintra)  foi algo "sem explicação"!!! Alunos chorando... pedindo desculpas... agradecendo.... equipe se abraçando....  Enquanto fazíamos a oração, eu chorava e observava o mesmo em vários alunos; principalmente em alguns que "precisavam" de tudo o que ouviram...
    Queria dizer que foi MARAVILHOSAMENTE FANTÁSTICO!!!!!!   Depois que você saiu, já começamos a pensar em um Projeto de Paz, unindo todas as disciplinas. Acredito DE VERDADE na equipe e nos alunos!!!   OBRIGADA mais uma vez!!!!! Você é uma daquelas pessoas ILUMINADAS!!!!!!!!   Um forte abraço
    !!!!!"
  • "A sua palestra me emocionou muito, até me arrepiou. (...) aqui fica minha gratidão por dar aquela palestra tão encorajadora e vou guarda-la na minha mente pelo resto da vida!" - Júlia Oliveira dos Santos - Aluna da EM Amélia A. Rabello.
  • "Pelos seus conselhos vou seguir em frente e realizar os meus sonhos. Um deles é ser arquiteta e eu sei que vou ser! Saiba que eu nunca ou esquecer da sua linda palestra, muito obrigado!" - Diana Oliveira dos Santos - Aluna da EM Amélia A. Rabello.
  • "Nos últimos 35 anos não encontrei ninguém que tentasse resgatar com tanta coragem, ousadia, inteligência e abertura os valores morais, éticos e o respeito, conceitos há muito desconhecidos dos infantes das últimas duas décadas, como o Projeto Escola da Paz tem feito. Assisti à palestra aos pais da E.M.Hercília Moret, realizada aqui no templo. Fiquei impressionado com a lucidez e a competência do palestrante, entusiasta paladino do bem. A "ESCOLA DA PAZ" é um orgulho para todos os munícipes, que incluem as diretoras, as professoras, os pais, as igrejas, as autoridades e os poderes". - Pr. Carlos Carnavalli, no boletim da Igreja Batista de Corrêas (03/11/2013).
  • "Boa noite! Desculpe-me pelo horário já avançado mas lembrei-me de você e não pude me conter. Estou aqui para elogiar o seu trabalho...gostei muito da gincana que vc fez no ciep da posse. Graças a vc mudei muitas coisas na minha vida q passavam despercebidas por mim. Apaguei fotos q pra mim era nada demais,mudei a forma de pensar e decidi exercer minha profissão de princesa Muito obrigada! Com suas palestras até Jesus aceitei e estou na igreja. Hoje tento levar uma palavra de paz a minha escola como prometi a você aquele dia!"  (pelo facebook, em 24/04/14) - Aluna do CIEP Gabriela Mistral.
  • "Parabéns pela palestra!! Pena que sr não pode dar continuidade! Sinceridade, se eu pudesse contratar o sr para dar uma palestra em minha casa para minha família eu gostaria muito!! Mais o pouco que absorvi hoje já me fez ver que estou no caminho certo! Abs e mais uma vez muito obrigado!!" - (pelo facebook, 24/04/14) Pai de aluno da EM Celina Schechner
 

*.*

2 comentários:

  1. PARABÉNS POR ESSE PROJETO, PARTICIPEI DE UMA DE SUAS REUNIÕES E ADOREI. COMO TEM PESSOAS QUE AINDA ACHAM QUE ESSE TEMPO É DESPERDIÇADO, PROVAVELMENTE NÃO DEVEM TER PROBLEMA ALGUM COM FILHOS, NA FAMÍLIA, ENFIM, CONTINUE, POIS TEM MUITOS PAIS, FILHOS ATÉ MESMO OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA QUE VIVEM ESSA REALIDADE E MUITAS VEZES NÃO SABEM COMO AGIR. PARABÉNS E SE EU PUDER VOU PARTICIPAR DE MUITAS OUTRAS. OBRIGADA!!!
    OBS: MEU FILHO ESTUDA NA ESCOLA JORGE AMADO (NA ESTRADA DA SAUDADE), CONTEI PRA ELE SOBRE A PALESTRA. ELE DISSE QUE SERIA MUITO INTERESSANTE EM SUA ESCOLA. GOSTARIA DE SABER SE ESSE ANO AINDA HÁ A POSSIBILIDADE DE VÊ-LOS NESSA ESCOLA?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Josie! Que bom que vc trouxe sua opinião aqui. Valeu o incentivo. Quanto à Escola Jorge Amado, eu estive lá no ano passado. Acabou que a Escola não participou de todas as etapas. Mas é o caso de conversar com a Diretora, e de repente, quem sabe a gente faz uma agenda? O calendário está meio apertado, já estamos pensando no ano que vem, mas tudo é possível.

    ResponderExcluir