foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ESCOLA DA PAZ - RETOMADA do 2º semestre/2013!


OCORREU NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA, dia 05/08/2013, a Reunião de Retomada do Projeto Escola da Paz.
 
COMPARECERAM AS ESCOLAS: Amélia Antunes Rabello, Augusto Pugnaloni, Beatriz Zalescki, D. Cintra, Dr. Theodoro Machado, Fábrica do Saber, Gov. Marcelo Alencar, Hercília Henriques Moret, João Kopke, Mons. João de Deus, Padre Corrêa, Pref. Jamil Sabrá e Sta. Terezinha. A Germano Valente – COMAC chegou após o encerramento. Outras escolas importantes no Projeto, infelizmente não compareceram ou justificaram. Como é começo de semestre atribuímos a este fato algumas ausências, aguardando contato das escolas para seu engajamento.
 
PELOS PRESENTES, FORAM DEBATIDAS E RESOLVIDAS AS SEGUINTES QUESTÕES:
 
CARTILHAS ANTIDROGAS – As escolas deverão cumprir o compromisso já antes assumido, de utilização das Cartilhas Antidrogas disponibilizadas pelo Tribunal de Justiça. Para isso, efetuarão a demanda das cartilhas, pelo e-mail: denilsoncdearaujo@gmail.com, indicando quantos alunos poderão ser alcançados, do 6º ao 9º ano. Como não há cartilhas para todos os alunos, serão fornecidos exemplares em montante proporcional à demanda, para orientar o trabalho de multiplicação das informações. As escolas deverão apresentar as realizações nesta área até o encerramento do semestre do Projeto, o que será relatado na cerimônia de fechamento do ano;
 
NOVAS ESCOLAS (“AMADRINHADAS”) – Novas escolas ingressarão no Projeto a partir de “amadrinhamento” das escolas já participantes. Isso significa que as escolas que receberam o Projeto e dele se beneficiaram, indicarão escolas que julguem possam ser ajudadas pelo Projeto. Devem ter ligação com as escolas, por amizade com a direção, professores e /ou alunos, e devem explicar como o Projeto funciona, inclusive indicando a necessidade de consulta ao Caderno de Apresentação e Encargos (disponível no blog). As indicações deverão ser feitas para o mesmo e-mail já citado. Após isso, a própria escola deverá apresentar seu pleito, por via telefônica e/ou pela ficha de inscrição (constante do blog). Daí a Vara realizará o contato para o agendamento necessário.
 
II ENCONTRO DOS AGENTES DA CIDADANIA ESCOLAR – Ficou acertado que ocorrerá no próximo dia 12/09/2013 na Fábrica do Saber, entre 09 e 12 horas. Participarão os Agentes da Cidadania Escolar já diplomados e atuantes. Novos agentes somente ingressarão após futuro treinamento. Para evitar transtornos e transportes com o lanche, ele será providenciado pela Escola anfitriã, sendo seu custeio (estimado entre 10 e 15 reais) rateado entre as direções das escolas participantes do evento.
 
CAMINHADA DAS ESCOLAS DA PAZ – Ficou acertado que - como forma de mobilização e incentivo aos jovens das escolas participantes do Projeto, bem como para divulgação das ideias do Projeto - ocorrerá uma Caminhada das Escolas da Paz, contra o bullying, a indisciplina e pela paz escolar, a ser realizada no próximo dia 04/11/2013, segunda-feira. O trajeto sugerido se fará, após Concentração na Praça do CENIP (Bosque) com saída pela Rua Nilo Peçanha – Museu – Catedral – Koeller – contorna a praça da Liberdade – retorna pela Koeller – e encerra na Praça da Águia. A concentração se dará às )9 horas com saída às 10 horas. Ocorrerão concentrações para falas e esclarecimentos na saída e na chegada. Durante o trajeto os participantes portarão cartazes, faixas alusivas ao evento. Será providenciado um equipamento de som próprio para a ocasião. Mais próximo da data será escolhida uma comissão de organização.
 
CAMISETAS – A Profªa Bianca e Valéria ficaram de fornecer orçamentos para a confecção de camisetas do Projeto. A partir dos valores será definida a forma de aproveitamento das camisetas (se pelos agentes, se por todos os alunos).
 
CONGRESSO DAS ESCOLAS DA PAZ – O tema ficou novamente em suspenso, tendo em vista que ainda não vislumbramos um formato e um local adequados.
 
ENCERRAMENTO do Projeto no 2º semestre – Para que não percamos a oportunidade de uso do auditório, ficou indicado o dia 27/11 – quarta-feira, às 09:30 horas, no Teatro Sta Cecília (local a confirmar).
 
REPASSE – A exemplo do que fizemos no semestre passado, teremos “repasse” nas escolas que já receberam o Projeto, nos mesmos moldes. Uma ida às escolas para estar com os alunos, em apenas um turno. Para isso, a escola fará os remanejamentos que puder, inclusive reunindo os turnos em um só, ou trazendo para o turno mais cheio os alunos do turno menos numeroso. Com os alunos a atividade consta de um resumo da palestra, seguido de gincana dos alunos. Com os pais, a atividade é um resumo da palestra, seguido de um debate com perguntas e respostas. Para liberar agenda, deverá ser estudada a possibilidade de reunir mais de uma escola na mesma atividade. Das presentes, têm direito ao repasse a Hercília Moret e o Padre Corrêa, que ficaram de se entender sobre a atividade conjunta.
 
OUTRAS VISITAS À ESCOLA – Para as escolas que já receberam palestras e repasse, ficou de ser demandada uma nova forma de intervenção na escola. Reunião menor, apenas com grupo de alunos interessados, conversa nas turmas. A escola faz a demanda e acertamos o modelo de intervenção.
 
Foi o ocorrido.
 
Gostaria de lembrar às escolas que se inscreveram no Projeto, receberam as palestras, a necessidade de cumprimento da contrapartida esperada pelo Tribunal de Justiça. Há obrigações das escolas que, em muitos casos, não vêm sendo cumpridas. Pedimos que vejam o Caderno de Encargos, e que se integrem o quanto antes. Aguardamos o contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário