foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BATAILARD! MUITO BOM, ESCOLA!!!!


RECEBI HOJE ESTE EXCELENTE RELATÓRIO SOBRE O QUE O PESSOAL DA BATAILLARD FEZ POR LÁ, DEPOIS DA PASSAGEM DO PROJETO. EXEMPLAR! Parabéns, Profª Regina! Parabéns, Profª Sandra! Parabéns, Bataillard!!!!!

Vejam só que bom exemplo!

*.*
.

Relatório das atividades realizadas no projeto “ESCOLA DA PAZ”.
Público alvo – Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Bataillard
Período – Agosto – Novembro de 2012
Professora responsável Regina de Jesus
Disciplina – Ensino Religioso

1.    Leitura da parábola do “Bom Samaritano” (aquele que viu, sentiu e agiu vendo a dor do outro). Debate e registro por escrito das conclusões.

2.    Pesquisa – Os alunos pesquisaram em jornais, revistas e com suas famílias sobre notícias de pessoas que sentiram a dor do outro e agiram, buscando uma solução para ajudar a pessoa que precisava.

3.    Entrevista: Alunos, professores e funcionários responderam a seguinte pergunta: “O que você pode fazer para colaborar com a paz na escola?”. As respostas foram organizadas pelos alunos do 7º ano, digitadas e apresentadas para as outras turmas, com o propósito de que todos cumprissem o que propuseram.

4.    Construção de portas: Os alunos montaram portas de papel e organizaram um mural com o título: “Escolha a porta que você deseja passar e diga o por que.” Porta estreita – Porta da Paz. Porta larga – Porta da Violência. Todos os alunos participaram desta atividade e realizaram registros por escrito.

5.    Cartazes com o tema: “Caminhos da Paz e Caminhos da Violência”. Destacou-se as atitudes necessárias para uma pessoa percorrer o Caminho da Paz.

6.    Transformação de notícias: Pesquisa realizada em jornais e seleção de notícias sobre violência na cidade, no Brasil e no mundo. Depois, cada grupo de alunos transformou a notícia selecionada em uma notícia de Paz.

7.    Caixa de sugestões: Todos os alunos participaram dando sugestões sobre “Como promover a Paz?”. As sugestões foram organizadas e colocadas em exposição no mural.

8.    Oração da Paz: A professora leu a oração para as turmas e a dividiu em partes. Cada parte foi entregue a um grupo de alunos para que refletissem e buscassem a idéia principal. Após amplo debate e apresentação do resultado do trabalho em grupo, foi proposto que cada aluno deveria escolher a parte da oração que mais lhe tocava ou que estaria disposto a se esforçar para colocar em prática.

9.    Solução de problemas: A professora apresentou vários problemas relacionados à violência que acontecem nas escolas e propôs aos alunos que buscassem soluções. Todas as soluções foram registradas pelos alunos.

10. Dinâmicas: A professora utilizou três dinâmicas durante suas aulas:
a)    Dinâmica “Amará teu próximo como a ti mesmo”;
b)    Dinâmica do coração;
c)    Dinâmica do garotinho chamado amor.

11. Encerramento: Ao final de novembro as turmas realizaram o encerramento deste projeto com um balanço do que foi aprendido e do que foi realizado; apresentaram a música “A Paz (Heal the world)”, de Michael Jackson, em uma versão do Roupa Nova e fizeram bandeirinhas brancas com mensagens positivas.

Petrópolis, 14 de dezembro de 2012.

Profª Sandra Reis
Diretora-Geral

sábado, 15 de dezembro de 2012

ATIRADOR MATA 26 EM ESCOLA NOS EUA

Armas liberadas e cabeças sem rumo. 
Materialismo insano e ditadura do prazer contínuo. 
Famílias destroçadas e escolas sem autoridade. 
Crianças sem família e famílias sem Deus. 
Muita pólvora espalhada. 
Basta um fósforo. 
E quantos, tem havido! 
Que Deus proteja nossas escolas. 
Que sejam Escolas da Paz. 
Faça a sua parte.
- - - - - -


14/12/2012 14h26 - Atualizado em 15/12/2012 07h08


Atirador mata 26 e morre em escola  infantil




em Connecticut, nos EUA


Tiroteio matou 20 crianças e 6 adultos, além do atirador, em Newtown.

Ele matou a mãe, que é professora no local; outra morte é investigada.

Do G1, com agências internacionais

Um tiroteio em uma escola fundamental deixou pelo menos 27 mortos, 20 deles crianças, nesta sexta-feira (14), na pequena cidade de Newtown, no estado americano de Connecticut. Outra pessoa adulta morreu em uma casa na cidade, em um incidente relacionado com o crime.

Morreram 18 crianças no local, e outras duas num hospital. Seis adultos também morreram, além do próprio atirador.
Não havia confirmação da identidade. A polícia ainda estava identificando o cadáver. De acordo com a rede de televisão CNN, a cidade de Newtown registrou apenas um assassinato nos últimos 10 anos.
Entre os mortos na escola, estava a própria mãe do atirador, uma mulher de 52 anos, que era professora e seria o alvo principal dele.
O atirador também teria matado outra pessoa, em uma casa em Newtown, que, segundo a imprensa americana, seria seu pai. Essa informação ainda está sendo investigada, segundo a polícia.
Inicialmente, a imprensa americana identificou o atirador, que morreu no local, como Ryan Lanza, de 24 anos. Depois, órgãos retificaram a informação: o morto seria Adam Lanza, de 20 anos.
Ryan, seu irmão, estaria vivo e teria prestado depoimento em Nova Jersey. Adam teria usado os documentos de Ryan durante a ação.
A chamada de emergência para a ocorrência ocorreu às 9h41 locais, segundo a polícia local.

Durante o ataque, o atirador levava quatro armas e um colete à prova de balas, segundo a polícia.
Segundo testemunhas, o atirador entrou na escola e matou a mãe, em uma sala de aula de pré-escola. Depois, atirou contra os alunos, saiu, e atirou nos adultos, antes de morrer.
Testemunhas disseram que ele estava mascarado.
Ainda não se sabe quem teria disparado o tiro que o matou. Segundo o "New York Times", ele se matou antes da chegada da polícia.
Entre os adultos mortos, estariam o diretor e a psicóloga da escola.
Crianças entre 5 e 10 anos
O ataque é um dos mais graves ocorridos em escolas nos Estados Unidos. O número de vítimas é o segundo maior em ataques do gênero, só ficando atrás do massacre de 2007 na universidade Virginia Tech, que deixou 32 mortos.
O tiroteio desta sexta ocorreu na escola Sandy Hook, que tem cerca de 600 alunos com idades variando entre 5 e 10 anos, incluindo vários filhos de brasileiros, segundo o "Jornal Nacional".
O consulado do Brasil em Connecticut revelou que fez contatos com várias famílias e que não há informação sobre vítimas brasileiras.
Newtown é uma cidade de cerca de 27.500 habitantes, subúrbio da capital estadual, Hartford, e situada 128 quilômetros a nordeste de Nova York.
Foto de jornal local mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP)Foto de jornal local mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP)
Imagens de TV mostraram a polícia e ambulâncias no local, e pais correndo em direção a escola.
"Foi horrendo", disse Branda Lebinski, mãe de uma aluna. "Todo mundo estava histérico, pais, alunos. Havia crianças saindo da escola sangrando. Eu não sei se eles foram baleados, mas eles estavam sangrando."
2012 violento nos EUA
Os Estados Unidos já tiveram uma série de tiroteios em locais públicos este ano.
Mais recentemente, um atirador abriu fogo em um shopping center do Oregon, matando duas pessoas, e depois se suicidou, na terça-feira.
O pior ataque ocorreu em julho em uma sessão da meia-noite de um filme da série "Batman", em Aurora, no Colorado, que matou 12 pessoas.
No mês passado, o atirador Jared Loughner foi condenado à prisão perpétua por matar seis pessoas em Tucson, Arizona, em janeiro de 2011 em um ataque alvejando a congressista Gabrielle Giffords, que foi baleada na cabeça a queima-roupa, mas sobreviveu.

Tiroteios com mortos são frequentes em locais públicos no país e, geralmente, terminam com o atirador sendo baleado ou se suicidando.
Contudo, apesar das tragédias, o apoio a leis mais duras sobre o porte de armas divide opiniões, com muitos americanos se opondo às restrições ao que eles consideram ser um direito constitucional para manter armas de fogo potentes em casa.

CHEGA!


Chega! Recuperar a autoridade da escola, recuperar a autoridade dos pais, ensinar a todos que a criança e o adolescente não mandam na escola, não podem mandar na família, construir parceria, fraternidade, solidariedade: Escola da Paz!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL

A todos vocês diretoras, professores, orientadoras, pais, alunos. A todos vocês que ousaram remar contra a maré e sonhar com Escolas da Paz. Obrigado por tudo. Que om Projeto não morra. Que em 2013 façamos mais, façamos melhor, façamos juntos. Um feliz Natal a todos! Que as bençãos da manjedoura nos iluminem! Que a graça de Cristo esteja com todos.

sábado, 1 de dezembro de 2012

BOAS VINDAS ÀS ESCOLAS ESTADUAIS!


Ano que vem, conforme autorizado pelo Juiz da Vara da Infância e da Juventude, e já acertado com o Coordenador Pedagógico da Regional Serrana, Prof. Cláudio, as escolas estaduais passam a integrar o Projeto. Em janeiro nos reuniremos para acertar calendário!

CERIMÔNIA DE 30/11 - Fotos



Apresentação - Alunos da Escola Paroquial Loteamento Samambaia

 Composição da Mesa
Comissário Marcelo Botelho, representando o Juiz da Infância e da Juventude e 
Professora Rozária, representando a Secretária de Educação

 Fala do Comissário Marcelo Botelho, Representante do 
Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Alexandre Teixeira

 Izaura Botelho - da Vara da Infância e da Juventude

 Alunos da EM Dr Rubens de Castro Bomtempo - Apresentação - RAP

 D. Hélida - Representante dos pais - Indicada pela E.M. Prefeito Jamil Sabrá

 Chamada de Gabriela e Dandara, Representantes dos Agentes da Cidadania Escolar do 1º Semestre, que receberam os novos Agentes

 Fala de Gabriela da Em Stefan Zweig, recebendo os colegas

 Diplomação da do CIEP Maestro Guerra Peixe - Municipalizado

 Diplomação do Colégio Gunnar Vingren

 Colégio Padre Correia

 Escola Américo Fernandes Ribeiro

 EM Dr Rubens de Castro Bomtempo

 EM Germano Valente - COMAC

 EM Hercília Henriques Moret

 EM Monsenhor João de Deus

 EM Pref Jamil Sabrá

 EM Professora Jandira Peixoto Bordignon

 EM Rosemira de Oliveira Cavalcanti

 Escola Sergio Ribeiro da Rocha

 Escola Paroquial Loteamento Samambaia

 Leidiani, aluna da EM Hercília Henriques Moret
comanda o termo de compromisso dos Agentes da Cidadania Escolar

 Compromisso dos Agentes


 Discurso dos Oradores representantes dos Agentes, 
Jéssica, da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues e 
Matheus Aguiar, da Escola Paroquial Lot Samambaia

 Sandy, do Colégio Padre Correa comanda a Oração do Projeto

 Fala de encerramento


 Agradecimentos, pela Serventuária Izaura, da Vara da Infância e da Juventude

Agradecimentos, pela Servidora Cláudia Couto, da Secretaria de Educação

As Diretoras e representantes das Escolas, com seus diplomas!

Fotos Tania Brand

AINDA FOTOS DO TREINAMENTO dos dia 08 e 09/11















*Fotos de Tania Brand

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

QUE ALEGRIA, ESSA CERIMÔNIA!!!


Foi uma manhã muito especial! Por ora só nos resta aplaudir a todo os que participaram da Cerimônia do Projeto Escola da Paz, hoje, no Centro de Cultura. Depois daremos maiores detalhes. Podemos só adiantar que foi emocionante!

Ao final da cerimônia, os novos Agentes da Cidadania Escolar, que receberam seus certificados, posaram na escadaria de acesso do Centro Raul de Leoni.