foto Simone Mattos - reunião final na EM Paula Buarque
O Projeto ESCOLA DA PAZ, trabalhando o conceito de CIDADANIA ESCOLAR, visa a resgatar a autoridade dos pais, o respeito à escola e o senso de protagonismo dos alunos, que passa por obediência e compromisso. Saiba como funciona no Caderno de Apresentação e Orientações, em link na coluna à direita. - - : denilsoncdearaujo@gmail.com
O PROJETO ESCOLA DA PAZ, POR MIM CRIADO, E NO QUAL ATUAVA EM REPRESENTAÇÃO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE PETRÓPOLIS, FOI ENCERRADO.SE VOCÊ O ESTÁ CONHECENDO NESTA VISITA, FIQUE À VONTADE E VISITE O BLOG. HÁ MUITA COISA QUE PODE SER ÚTIL A VOCÊ, À SUA FAMÍLIA E À SUA ESCOLA. FOI UMA AVENTURA MUITO LINDA. COMPROVE.ESTAMOS REPENSANDO UM OUTRO MODELO A SER IMPLANTANDO, COM PARCERIA DA OSCIP "REVIVAS".POR ORA, SE DESEJAR ACOMPANHAR AS MINHAS ATIVIDADES E PALESTRAS, VÁ AO MEU BLOG PESSOAL: http://denilsoncdearaujo.blogspot.com/Obrigado! DenIlson Cardoso de Araújo.

sábado, 7 de junho de 2014

MAIS UMA CERIMÔNIA CHEIA DE VIDA E ESPERANÇA!

O abraço que todos os Agentes receberam, com minha oração
para que tenham "coragem para seguir a paz e a justiça"
O Projeto ESCOLA DA PAZ realizou sua 4ª Cerimônia de certificação e encerramento de semestre. Foram apresentados os 30 novos Agentes da Cidadania Escolar, bem como as 04 novas escolas do Projeto.

Angélica e Jéssica - lindas e eficientes
Com cerimônia dirigida por duas Agentes - Jéssica Silva (da Sérgio R. Rosa) e Angélica Kreischer (ex-Senador Mario Martins), foi tudo lindo. A ponto de tudo que deu errado - como sempre acontece onde imprevistos reinam - ter no fim contribuído para abrilhantar mais a cerimônia. O exemplo maior foi o hino nacional. A gravação falhou logo na primeira frase do hino. E daí? Como se fosse Copa do Mundo, todo mundo tomou pra si o Hino e ele foi lindamente cantado, sem acompanhamento, sem gravação. Para quê gravação, se o coração está bem disposto?
Hora bonita, de entrega dos certificados
A Agente Vitória, da Jandira Bordignon, chegou "travada", com medo de plateia (quem nunca passou por isso?). Tremendo, me disse: "é muita gente, não vou conseguir...". Como se resolve isso? Levei a Vitória para o palco. Com a mão em seu ombro, disse ao povo o que acontecia. Vitória tremia muito, e eu disse à plateia: Vamos aplaudi-la, porque ela está com medo de vocês, e eu também porque vocês são muitos feios.... rsrrs. A plateia comemorou a Vitória, aplaudiu, gritou "você consegue, você consegue", a Vitória agradeceu... e depois, conseguiu! Mandou muito bem! Que Vitória!
 
Alguns compromissos de última hora fizeram com que a Secretária de Educação não fosse nem mandasse uma Subsecretária. Lá esteve a Wanderleya, inspetora escolar, que sequer conhecia o Projeto. Só que havia uma fala. Como ela ia falar do que não conhecia? Como Deus é bom, eis que chega Rosária Tomé, do Gabinete da Secretária, e professora que peregrinou comigo pelas escolas no primeiro semestre do Projeto e que, por isso, o conhecia tão bem... Foi para a mesa e fez uma linda fala de quem sabe o quanto tudo aquilo custou desde o difícil início.
 
O Juiz, Dr. Alexandre Teixeira não pôde ir, e o representante do Juiz, com emergências de última hora, Comissário Marcelo Botelho, também não. Assim como a Secretária de Gabinete do Juízo Izaura Botelho, que chegou bastante atrasada, presa que ficou num engarrafamento... Imprevistos, imprevistos... E daí? Lá estava o Pr. Carlos Carnavalli, da Associação REVIVAS e que iria mesmo para a mesa, mas não teria uma fala. Com toda essa situação, lhe concedi uma fala. E esse firme apoiador do Projeto arrasou, levantando os brios da plateia num discurso lindo.
Hora do abraço pós oração. Quem não gosta desta alegria?
Quer mais? A Diretora do Liceu, Professora Renata Martins, não pôde ir, e era ela a oradora em nome das novas escolas... Que chato, não? Chato nada! Lá subiu, com sua simpatia, a Professora Cristiane Straub. Leu o discurso belíssimo que a Profª Renata escreveu, exibiu seu sorriso, e demonstrou uma alegria imensa quando lá em pleno palco reencontrou alguns amigos queridos, se derramando em bonita emoção que contribuiu para o lindo clima da cerimônia.
 
Ah... esqueci de dizer. No início, dois filmes muito lindos... o da Caminhada das Escolas da Paz e o do Projeto no Liceu, iam ser exibidos, antes da cerimônia. Esses filmes eram tapa buraco da ausência do filme que eu faria especialmente para a Cerimônia, com clipes das atividades deste semestre em todas as escolas e que a agenda cheia não me permitiu preparar. Chega na hora, o Inspetor Messias, do Liceu e eu, tentamos por o datashow a funcionar e quem disse que dava certo? Nada. O pobre do Messias ainda correu até o colégio para buscar um cabo de conexão que nos salvaria (salvaria nada, depois vimos), e enquanto isso, o que ocorre? Seu filho, calado, tímido, observa da plateia. Ele é professor do Mais Educação e caiu meio de paraquedas na Cerimônia que nem sabia direito o que era. Foi acompanhar alunos, e no fim, virou o salvador da pátria, quer dizer, o salvador dos filmes. Tirou os casacos, arregaçou as mangas, plugou daqui, desplugou de lá, botou cabo, tirou cabo, botou microfone, arrancou capa de microfone, arrastou mesa... no fim... Lá estavam os filmes, para levantar o moral da tropa! Que vitória bonita, professor. Obrigado pelo seu empenho!
Faixas e energia para levantar a bandeira de boas causas
Não posso deixar de registrar que a Jéssica e a Angélica, nossas lindas apresentadoras, estavam muito nervosas. A Izaura Botelho, da Vara da Infância, devia estar lá para apoiá-las e, como vocês viram, ela não pôde chegar. Eu, ocupado com todas as coisas do mundo, não podia ajudá-las. Mas, de soslaio, percebi quando a Jéssica, em sua primeira fala, travou. Muito nervosa, travou, acontece. A Angélica chegou mais perto, segurou a mão da Jéssica, e parece ter cochichado ali: "estou contigo, vamos conseguir". E elas conseguiram!
 
Ah, podia falar ainda que eu troquei nomes, errei escolas, deixei cair carteiras, certificados e diplomas, mas isso não é novidade.
 
A Vitória, além da vitória de ir bem depois do susto, fez uma ótima dupla com o Marcos Paulo, da Gunnar Vingren, que foi flagrado pela Chardeli, nossa querida fotógrafa, fazendo o que aprendeu no Treinamento de Agentes, treinando sua fala para uma pequena plateia de colegas da escola.
 
O Artur Fraga, do Liceu e a Dafne, da Paula Buarque, também fizeram discursos bonitos, dos melhores que já tivemos desde que o Projeto começou, e empolgaram a plateia.
 
O Carlos Daniel (CIEP Gabriela Mistral) e a Lavínia (Celina Schechner) foram bem tranquilos para a sua tarefa e também mandaram muito bem. 
A mesa que encerrou os trabalhos:
Denílson (Escola da Paz), Pr Carlos Henrique (REVIVAS),
Izaura Botelho (Vara da Infância), Wanderleia e Rosária (Secretaria de Educação).
Nesta cerimônia, inovei, com a primeira entrega de Menções Honrosas do Projeto, que passará a ser um dos elementos da nossa festa. Foram honradas as escolas:
 
Dr. Paula Buarque (jamais faltou a um evento, desde que entrou no Projeto há mais de 02 anos, além de dar ideias, apoiar e liderar a reunião de outras escolas em torno do Escola da Paz);
 
- Beatriz Zaleski (fazendo um ano de Projeto, fez em tempo recorde todas as atividades propostas, criou a Associação de Alunos, foi quem primeiro fez camiseta do Projeto para seus alunos, realizou uma Feira de Direitos e Deveres, com os conceitos do Escola da Paz, e fez uma turma de alunos desfilar com as camisetas no 07 de setembro, ufa! Mandou bem, por isso, foi honrada).
EM Dr Paula Buarque recebendo sua Menção Honrosa
Menção Honrosa recebeu também o aluno Pablo Ribeiro, da Dom Cintra. E isso entra no capítulo do que deu errado para fazer ficar melhor. O Pablo se enrolou na agenda, pensou que o evento, como de costume, seria à tarde. Só que este ano mudamos e Pablo não apareceu. Que chato! Chato nada! A ausência do Pablo não me impediu de fazer a Menção Honrosa. Ao contrário, me fez detalhar ainda mais o empenho deste Agente da Cidadania que - por dificuldades da sua escola que, com falta de pessoal, e outros problemas, não tem conseguido apoiar o Projeto - foi o único da sua escola a estar em quase todos os nossos eventos. Teve peito e senso de compromisso para, quando viu que os colegas não toparam o Dia do Respeito ao Mestre, realizar sozinho a atividade, ficando em pé para seus professores, como era o combinado. No dia da Caminhada, deu um jeito de aparecer por lá, sozinho, sem mais ninguém da sua escola, e acabou liderando a Caminhada e puxando alguns dos gritos e cantos que o pessoal entoou. Além de ser um dos dois únicos Agentes (a Letícia, do Liceu Municipal também me deu a alegria de aparecer por lá), que compareceu ao lançamento do livro "Enterrem meu coração no pátio da escola".
Fala do Pr. Carlos Henrique, da Associação REVIVAS
 Aliás, este livro, que tem as palestras do Projeto, virou uma surpresa. Anunciei que havia um cupom embaixo de algumas cadeiras que daria direito ao livro. Foi aquela correria de senta levanta procura até que me chegaram ao palco os 03 alunos sortudos que acabaram ganhando os exemplares.
 
Enfim, foi uma manhã gloriosa, onde erramos, acertamos, rimos pra caramba, nos emocionamos, vivemos pequenas aventuras pessoais e tivemos grandes vitórias. Aqui vão algumas das fotos. Mais fotos? Vá ao álbum da cerimônia na página do Projeto no facebook - https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.848337851847892&type=1. Vale a pena!
 
Parabéns a todos! Obrigado a todos! Que todos nós façamos a nossa parte.
 
E que tenhamos um segundo semestre excelente, com todo mundo na luta por cidadania escolar e paz na escola!!!! 

Agentes da Cidadania Escolar.
*.* 
ABAIXO, A RELAÇÃO DAS ESCOLAS QUE ABRILHANTARAM NOSSA FESTA. AGRADEÇO ÀS SUAS DIREÇÕES E EQUIPES. Após o nome da escola, os novos Agentes da Cidadania Escolar.
  • Amélia Antunes
  • Ana Karolina da Conceição Rangel
  • Mariane Caetano de Oliveira
  • Augusto Pugnaloni
  • Gustavo Satiro Salles
  • Wilquilaine de Oliveira Coelho
  • Beatriz Zaleski
  • Ana Beatriz Miguez Neves
  • Gustavo Duarte de Souza
  • Celina Schechner
  • Lavínia Nascimento Macedo da Silva
  • Mayane da Silva Goulard
  • CIEP Gabriela Mistral
  • Carlos Daniel dos Santos Freitas
  • Gunnar Vingren
  • Caroline Silva da Costa
  • Marcos Paulo Soares da Silva
  • Jandira Bordignon
  • Derek da Cruz Domingos
  • Vitória Chaves dos Santos Ramos
  • Jorge Amado
  • não teve ainda Agentes
  • Liceu Municipal Cordolino
  • Arthur Fraga Santana
  • Brenda Lacerda de Sá
  • Thainá Machado Vieira
  • Letícia Martins da Cruz
  • Mario Martins, Senador
  • Weverson Saraiva da Paixão da Silva Costa
  • Isabelle Santos Souza Silva
  • Paula Buarque, Dr.
  • Dafne Machado Ribeiro
  • Gabriela Garcia Marques de Souza
  • Maria Eduarda da Silva Nunes
  • Santa Terezinha
  • Carlos Eduardo Plínio Gonzaga
  • Clara Orlindo Leitão
  • Sérgio R Rocha
  • não teve novos agentes nesta edição
  • Soroptimista
  • Saulo Coelho Costa
  • Kessya Dias de Souza
  • Theodoro Machado
  • Wesley Dominique do Amaral Figueira

quarta-feira, 4 de junho de 2014

ESTE LIVRO É BOM 'PLA CALAMBA'!

"ENTERREM MEU CORAÇÃO NO PÁTIO DA ESCOLA - Falas em prol de famílias saudáveis, jovens vitoriosos e escolas da paz"
 
-- Á VENDA:
 
  • Petrópolis - Livraria Vozes (Av, do Imperador, 832)
  • Itaipava - Livraria Cine Itaipava (Shopping Estação Itaipava)
  • Teresópolis - Livraria Clube Cultural - Shopping Várzea
  • Nova Friburgo - Arabesco Papelaria - Av. Alberto Braune 87
  • Posse - ABC do Papel - Estr União Indústria, 33.385
  • Areal - Papelaria Lápis de Cor - Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 326.
 
-Por correio - Pedidos e orientações - email chadi.gbca@gmail.com
 

terça-feira, 3 de junho de 2014

CERIMÔNIA DO 1º SEM 2014!!!!

 
ACONTECE NA 6ª FEIRA,
dia 06/06/2014 às 09 horas,
no Teatro Santa Cecília, a
 
 CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO SEMESTRE
do Projeto Escola da Paz!
 
Diplomação de novas escolas e Agentes da Cidadania Escolar!!!